Aglomerações devem ser evitadas conforme decreto assinado pelo prefeito Beto Passos
Prefeito Beto Passos (PSD) se disse preocupado com o coronavírus. Ele concedeu entrevista coletiva sobre o assunto na manhã desta terça-feira, 17, acompanhado dos secretários Osmar Oleskovicz (Educação) e Kátia Oleskovicz (Saúde).
Passos adiantou as orientações definidas em decreto publicado logo cedo que define a proibição da concentração de públicos superiores a 50 pessoas em locais fechados e 100 em locais abertos. Ele frisou que o ápice da circulação do vírus por Canoinhas deve ocorrer entre 30 e 60 dias. “Como temos muitos eventos em nosso Município precisamos todos nós fazermos a nossa parte”, afirmou.
Frisou, também, da importância de não se compartilhar cuias de chimarrão, copos e talheres e de se lavar as mãos com água e sabão ou, se possível, higienizar com álcool gel. “Não adianta de nada o Município tomar providências e a população não aderir”, destacou.
Passos abordou ainda a questão da divulgação de informações sobre a pandemia. “Peço que a população se norteie pelas informações da imprensa. Percebe-se a irresponsabilidade de algumas pessoas de propagar fake news. Isso só atrapalha o trabalho da imprensa e das autoridades”, afirmou.
A secretária de Saúde Katia Oleskovicz frisou que Canoinhas não tem casos confirmados, mas a situação é preocupante. “Precisamos evitar que a circulação do vírus aumente na região. Estamos seguindo as orientações do Estado”, explicou.
“Não tem álcool gel, então vamos lavar as mãos”, frisou comentando a falta de álcool gel no comércio canoinhense.
“Se eu puder deixar de consultar liberando espaço para outra pessoa que está precisando mais, faça isso. Os locais mais propensos a se pegar o vírus são as unidades de saúde e o Pronto Atendimento. Evitem esses locais”, afirmou.
A secretária pediu bom senso à população. “Vivemos uma época emergencial. Se precisar adiar uma festa, um evento, todos precisam fazer a sua parte”, afirmou incluindo cultos, academias e boates.
SUSPEITOS
Nenhum paciente teve amostra coletada para exame até o momento em Canoinhas, porém, há dois casos suspeitos. Eles apresentam sintomas, mas não se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde para fazer o exame. Uma das pacientes veio dos EUA e apresenta tosse, mas sem outros sintomas associados. O outro paciente esteve em Curitiba e também não se enquadrou nos critérios para coleta de amostras. Ambos estão isolados em casa.
Quem viajou para outros países tem de ficar confinado por sete dias. “Há uma pessoa confinada em casa em Canoinhas porque viajou para o exterior, mas é fake dizer que ela tem coronavírus, ela apenas está cumprindo o protocolo”, conta Kátia, que se surpreendeu com o número de moradores de Canoinhas que viajam para o exterior.
EDUCAÇÃO
As escolas públicas municipais e particulares paralisam as atividades nesta quarta-feira, 18. OS CEIs terão um tratamento diferenciado até sexta-feira, 20, porém, a partir de segunda-feira, 23, eles param de funcionar. A Secretaria, segundo Osmar, está estudando uma forma de utilizar uma plataforma online para repor aulas.