Niceto Fuck pode mudar rumos da disputa eleitoral em Canoinhas

Foto: Niceto, ao lado do filho Felipe (da esq para a dir) e convidados durante sua festa de 75 anos/Facebook/Reprodução

É rara a eleição municipal em Canoinhas na qual os empresários Niceto Fuck e Rafael Mirando da Silva não são cogitados para entrar na disputa pela prefeitura. A experiência e o pragmatismo dos dois empresários de sucesso, de fato, cairiam bem para a gestão municipal.

    A pouco mais de um ano das eleições, justamente, os tucanos têm enchido a boca para pronunciar o nome de Niceto, certos de que estão prestes a apresentar o elemento surpresa (nem tão surpreendente assim) das eleições 2016.

   Já escrevi aqui que, independente de quem seja, um candidato de terceira via muda a disputa, prejudicando tanto Beto Passos (PSD) quanto Beto Faria (PMDB), na eventualidade de os dois nomes se confirmarem. Se esse candidato for Niceto, a possibilidade de essa terceira via ser vitoriosa se amplia consideravelmente.

     Com ele na disputa, o sentimento geral de descontentamento com políticos tradicionais tende a se traduzir na escolha de um administrador da iniciativa privada, sem histórico político-partidário e respeitado, principalmente, pelo empresariado, classe que influencia bastante a política canoinhense.

     Agora, do convite até a efetivação da candidatura de Niceto vai-se um longo caminho. Safo, o empresário não vai entrar nessa canoa sem uma garantia de sucesso. Ademais, coloca a idade como um obstáculo que não sabe se está disposto a superar. Estrategicamente, o empresário viaja nos próximos dias para a Europa e a viagem não será exatamente a passeio. Sem revelar o que de fato vai fazer no Velho Mundo, Niceto dá pistas de que tem conversado com empresários europeus sobre a possibilidade de eles se instalarem no Sul do Brasil. Não precisa pensar muito para imaginar onde exatamente Niceto recomenda que eles se instalem. Seria um ótimo começo para quem quer ser lembrado em 2016.

 

Percentual

Ao contrário do que informou a coluna na semana passada, o Município pode repassar até 7% da arrecadação para o Legislativo, o que, de fato, não ocorre em Canoinhas. Em 2015, esse repasse deve chegar a 3,62%. Mesmo assim, sobra dinheiro para devolver ao Executivo no final do exercício.

 

 

Competência

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) ainda não pegou nenhum documento assinado pelo engenheiro químico que ocupa a gerência de Infraestrutura da SDR Canoinhas, porque o engenheiro civil de Mafra está assinando os documentos relacionados à regional de Canoinhas. O Crea já avisou que vai representar contra o Governo se o químico despachar.

 

 

convPrefeito Beto Faria (PMDB), deputado federal Jorginho Melo (PR), secretário de Cultura e Esporte, Felipe Melo (filho de Jorginho), com os vereadores Renato Pike (PR) e Célio Galeski (PSD) durante assinatura do convênio para liberação de R$ 805 mil para conclusão do ginásio de esportes do bairro Água Verde, cuja obra está paralisada há mais de 20 anos.

 

 

 

Troca de cadeiras

Bene Carvalho (PMDB) deve deixar a Secretaria de Obras em setembro. O presidente da Câmara, Gil Baiano, desce para a prefeitura e assume a pasta, alvo de várias críticas feitas por ele em plenário.

Dessa forma, Renato Pike (PR) assume a presidência da Câmara e Bene Carvalho deve voltar à Câmara.

 

 

RÁPIDAS

QUEBRA-CALÇADA: Diminuiu o número de reclamações contra a Itajuí, empresa que está instalando a rede de esgoto em Canoinhas.

ENTENDIMENTO: A avaliação é do secretário de Administração Argos Burgardt. Ele diz que a empresa está corrigindo o que ficou mal refeito.

CAUSA: Prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp (PMDB), não pode participar da reunião com a Autopista para discutir pedágio na BR-116 por causa de um compromisso inadiável.

O QUE?: Uma pescaria, dizem as línguas afiadas da cidade.

 ABSURDO: Os deputados catarinenses achincalharam a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte por causa do cancelamento da Olesc e dos Parajasc.

 MOTIVO: Para Mário Marcondes (PR), “descaso e falta de planejamento” explicam o cancelamento.

Rolar para cima