Beto Faria elencou suas obras na área de saúde enquanto Beto Passos prometeu melhores estradas no interior
Beto Faria (PMDB) falou sobre saúde no quarto programa, afirmando que a saúde de Canoinhas já esteve na UTI. “A cidade tinha poucos postos de saúde, era comum faltar médico e quase não tinha atendimento especializado. O sistema público estava falido”, afirma o locutor Cleber Marcel.
O locutor garante que Canoinhas deu a volta por cima na saúde, elencando as obras da saúde feitas por Faria como prefeito: reforma e ampliação da Clínica da Mulher e da Criança, unidades básicas do Cristo Rei, Cohab 1, Campo d’Água Verde, Paula Pereira, Pinheiros, Felipe Schmidt e Arroios, Centro de Apoio Psicossocial (Caps), unidade de saúde do Água Verde, Alto da Tijuca, fortalecimento de exames e procedimentos cirúrgicos, enfermeiros e médicos especializados. novas ambulâncias e automóveis e a nova Policlínica Municipal, além da Unidade de Pronto Atendimento.
Faria falou na sequência, prometendo um novo centro cirúrgico para o Hospital Santa Cruz e reforçar o atendimento à atenção básica. “Queremos e iremos realizar equipes de estratégias de saúde da família, criar o Programa Municipal de Saúde da Família para atender bairros, além de ampliar atendimento de médicos especialistas. “Trabalhamos com propostas sérias e capazes de serem realizadas, porque conhecemos a situação do Município”, disse.
Beto Passos (PSD) falou sobre agricultura. “Como serão tratados o interior e a agricultura no governo Passos e Pike?”, questionou o locutor Tato Mansur.
Passos frisou a precariedade das estradas. “Infelizmente o agricultor não está conseguindo escoar sua produção. Não consegue sair da sua lavoura, as estradas não oferecem condições. Importante frisarmos nosso compromisso com o interior. De nada adianta mão de obra qualificada se na hora de tirar a produção, não há estradas transitáveis”.
O candidato prometeu criar um cronograma de obras que será divulgado antecipadamente nos meios de comunicação a fim de atender todos os 2,2 mil quilômetros da comunidade rural do Município. Passos garantiu que as máquinas só sairão de determinada localidade quando o serviço estiver completo. O candidato prometeu voltar ao assunto no próximo programa.
Vamos aos fatos. As obras elencadas por Faria de fato foram erguidas, mas no caso da Policlínica Municipal, a obra foi herdada do governo anterior e só inaugurada há poucos dias de a campanha começar. A Unidade de Saúde do Alto da Tijuca só existe o prédio. Não há funcionários, muito menos médicos trabalhando. A saúde, por sinal, foi um dos motivos que levou Canoinhas a ficar 409 posições atrás de Mafra no Ranking de Eficiência de Municípios lançado pelo jornal Folha de S. Paulo no fim de semana (saiba mais aqui)
Já Beto Passos, bem menos ambicioso do que no dia anterior quando fez promessas para a saúde, tocou em pontos sensíveis relacionados à má conservação das estradas do interior e prometeu anunciar antecipadamente o cronograma de obras. Faltou explicar, no entanto, como fica esse cronograma prévio se chover.