No 5º programa, candidatos falam de saneamento e campo

Confira o Preto no Branco, que desconstrói o discurso dos candidatos                                    

 

Beto Passos (PSD) continuou falando de agricultura, prometendo “um olhar especial” sobre o setor durante seu mandato. O candidato prometeu parceria entre Secretaria de Obras e Desenvolvimento Rural, com extensão de rede de telefonia e acesso a internet para o meio rural. “O secretário de Agricultura tem de ser alguém que de fato conheça a área rural do Município”, frisou. Prometeu reestruturar o Porteira Adentro para compra de equipamentos e suporte técnico para os agricultores e eventos e feiras para apoiar culturas como da amora preta, fumicultura, suinocultura e leite. Prometeu nomear técnicos concursados para projetos específicos em suas áreas de formação, capacitação de mulheres e jovens, estimulando o empreendedorismo evitando, assim, o êxodo rural. Prometeu, ainda, estimular o artesanato e fortalecer as entidades de capacitação.

Passos prometeu distribuir seu plano de governo nos próximos dias para a comunidade canoinhense.

Beto Faria (PMDB), por sua vez, continuou a falar sobre saúde, mas focando no saneamento básico. “Saneamento básico é investimento em saúde. Esse é nosso compromisso. Investir cada vez mais na qualidade de vida da nossa população”, garantiu Faria.

Os locutores Stela Maris e Cleber Marcel falaram sobre a importância de se instalar redes de esgoto nas cidades e lembraram que muitos políticos não gostam de investir em saneamento porque a obra fica debaixo da terra. “Mas Beto Faria não é um candidato comum e, corajoso, projetou o Município para os próximos 100 anos. O resultado não pode ser visto, vai render poucos votos, mas vai melhorar e muito a cidade”, garantiu a locutora.

Faria falou em seguida lembrando do transtorno necessário que “projeta Canoinhas para um futuro melhor. Até o momento assentamos pelo menos 44 km de rede coletora de esgoto. A previsão neste etapa, é de implantar 51 km de rede coletora de esgoto. Um sonho para todos nós. Também estão sendo implementadas duas elevatórias de esgoto. Estas obras tem previsão de término em março de 2017. É uma obra que esperávamos há mais de 40 anos. Não quero mais ver uma mãe preocupada com o filho que brinca próximo de esgoto a céu aberto”, garantiu, prometendo avançar cada vez mais na rede coletora de esgoto. “Hoje nem vou falar em voto, fiz essa obra pensando em você canoinhense, pensando no seu bem-estar”, concluiu.

 

preto no brancoVamos aos fatos. Quando Beto Passos fala em ampliar internet e telefonia para a área rural, esquece que vai precisar convencer uma operadora a investir no interior de Canoinhas. Não cabe ao Município fazer isso. Hoje, aliás, uma das grandes queixas da comunidade do Rio dos Pardos é uma antena da TIM, instalada na localidade, mas que não funciona. As demais promessas de Passos não apresentam novidade em relação ao que já está sendo feito no campo, como o programa Porteira Adentro, uma grande inovação implementada por Leoberto Weinert e mantida por Faria. Feiras como da Amora Preta já acontecem com relativo sucesso há alguns anos. Canoinhas, por sinal, tem uma central de congelamento de frutas, medida também implementada por Weinert. Quando fala em nomear técnicos para trabalhar projetos específicos, certamente se inspira no programa Educação no Campo, também herança de Weinert.

Já Beto Faria se gaba de ter implementada a rede de esgoto em Canoinhas e fala em transtorno, sem citar os tantos casos de calçadas destruídas e não reconstruídas como eram por parte da Itajuí (leia mais aqui), concessionária que venceu a licitação para fazer a obra que, frise-se, é 100% custeada pela Casan, concessionária que explora os serviços de água e esgoto em Canoinhas. A Casan só iniciou o investimento com 40 anos de atraso, porque Weinert, mais uma vez, peitou até mesmo o governador à época, Luiz Henrique da Silveira, afirmando que se a Casan não investisse em Canoinhas, iria municipalizar o serviço de água e esgoto. Mais uma vez, Faria colheu frutos plantados por Weinert (leia mais aqui). É isso.

Rolar para cima