Passos prometeu entregar remédios na casa dos usuários do SUS e Faria prometeu melhorar os índices de educação
No terceiro programa de rádio, Beto Passos (PSD) abordou o tema saúde. “Projeto Remédios na sua Casa, Consultas sem Filas, Plantão pela Vida e Mutirão de Cirurgias, entre outros, vão mudar a sua vida”, garantiu o locutor Tato Mansur.
Passos falou sobre o projeto “Remédios na sua casa”. “Os usuários do SUS que dependem de remédios de uso contínuo vão receber, periodicamente, os remédios que precisam nas suas casas”, garantiu Passos. Sobre o projeto “Plantão pela Vida”, Passos explicou que será melhorado sensivelmente os acessos aos serviços do Pronto Atendimento. Sobre o “Mutirão de Cirurgias”, Passos promete investir recursos na realização de cirurgias eletivas. Prometeu, também, aumentar e diversificar o fornecimento de medicamentos na Farmácia Básica.
Com o projeto “Consultas sem filas”, Passos promete agendar consultas médicas por meio de telefone e da internet. “Não teremos mais filas de madrugada em frente aos postos de saúde”, garantiu.
Para seu terceiro programa, Beto Faria (PMDB) falou sobre educação. Destacou suas obras no setor: Ampliação da escola Aroldo Carneiro de Carvalho e das escolas da Fartura e do Alto do Frigorífico; construção das escolas de Bonetes de Cima, Barra Mansa, do Salto e do Industrial 1; reforma da escola Severo de Andrade (Campo d’Água Verde), além da capacitação de professores e manutenção dos programas Inclusão Digital e Leia Canoinhas e da construção de dois centros de educação infantil.
Faria prometeu a concretização das metas do Plano Municipal de Educação, que contempla a gestão de 2015 a 2024. Prometeu alfabetizar todas as crianças até o terceiro ano escolar e aperfeiçoar os mecanismos de ensino. Prometeu ações para melhorar a posição de Canoinhas no Índice Nacional de Educação Básica (Ideb). Prometeu qualidade no transporte, alimentação e nos uniformes e ampliar oferta de vagas. Lembrou que criou três creches rurais e que pretende mantê-las com qualidade.
Vamos aos fatos. As propostas de Beto Passos para a saúde são otimistas, mas pecam pela falta de explicação a uma pergunta muito simples: de onde vai tirar recursos para comprar mais remédios e garantir a logística de entregar na casa dos usuários do SUS, além, claro, de pagar por cirurgias?. Sem essa garantia, hoje, o Município gasta 26,5% da arrecadação com saúde, acima dos 15% que é obrigatório conforme a Constituição, mais alto que o de educação (24,7%). Mesmo assim, conforme a vereadora Cris Arrabar (PR), já chegou a faltar remédios na Farmácia Básica (saiba mais aqui).
A ideia de as pessoas marcarem consultas nos postos por telefone já foi tentada pelo atual prefeito Beto Faria. Não deu certo. Isso porque, muita gente marcava a consulta para dias depois. Nesse ínterim, procuravam um médico particular ou simplesmente se esqueciam que haviam marcado a consulta.
Beto Faria, por sua vez, elenca obras ainda não finalizadas na área de educação. Estão em andamento as obras das escolas do Salto (Alberto Wardenski) e do Industrial 1 (Frei Fabiano Gadzinski), além da escola da Barra Mansa.
Ademais, não custa lembrar que durante o governo de Faria, o Município teve uma das piores crises da educação, com a falta de professores nas escolas no início do ano de 2015. Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre o Município de Canoinhas e o Ministério Público previa que vários cargos de professores fossem preenchidos por concursados a partir de 2015. Acordo assinado, a realidade foi bem diferente. Sem concursados e sem condições de contratar Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), o Município enfrentou a ira de pais e professores e muitos alunos perderam quase um semestre de aula em determinadas disciplinas. (saiba mais aqui). É isso!