Notícia sobre menino que esfaqueou os pais é falsa

Publicação vem sendo comentada e compartilhada por muitos internautas da região                                                                 

 

Já são centenas de compartilhamentos e comentários no Facebook de que um menino de oito anos, em Canoinhas, teria esfaqueado os pais por não ter ganhado um celular. Embora a ampla repercussão, o texto é mais uma “Fake News”, ou seja, notícia falsa.

 

O conteúdo é hospedado no site Aconteceu Aqui, e assim como usado em Canoinhas, já foi compartilhado como se tivesse acontecido em diversas outras cidades. Isso porque a ferramenta do site permite que o próprio internauta na barra de endereço (url) possa mudar o nome da cidade e gerar a notícia, que pelo seu teor, causa espanto.

 

Chama atenção que mesmo antes de checar se o fato e verídico, pessoas compartilham e fazem longos comentários sobre a mentira virtual. De igual forma, alguns veículos de comunicação chegaram a acreditar de que o fato realmente aconteceu.

 

Um levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da Universidade de São Paulo (USP), revela que essa ameaça é bem maior do que se imaginava. Somente nas redes sociais, 12 milhões de brasileiros compartilham informações inverídicas, as chamadas fake news.

 

Confira algumas dicas de como identificar notícias falsas:

 

– Se a notícia se tratar de um fato ocorrido na sua cidade ou região, consulte outros sites como de rádios, jornais e portais de notícia para certificar-se.

 

 

– O título costuma conter adjetivos chamativos e apelativos.

 

 

– O texto pode conter erros de português.

 

 

– Não há uma fonte identificada no texto. Ou a fonte citada é desconhecida.

 

 

– A notícia pode esconder sua data de publicação.

 

 

– Verifique se a URL da mensagem é de um site confiável. É frequente haver o compartilhamento de notícias de portais que sequer existem (o que importa para quem quer espalhar a falsa informação, no caso, é que se leia apenas o título).

 

 

– Uma notícia falsa geralmente vem como fotomontagens ou vídeos manipulados.

Rolar para cima