10 de outubro de 2019
Diário Catarinense
Bolsonaro entra em crise com o PSL
_____________
Notícias do Dia
Matrículas pela internet valem para todo o Estado
__________
Folha de S.Paulo
Bolsonaro busca saída jurídica para deixar PSL e evitar cassação de deputados
Segundo advogados do presidente, falta de transparência no partido pode ser justificativa para levar caso à Justiça
O presidente Jair Bolsonaro diz a aliados estar decidido a deixar o PSL, mas busca uma saída jurídica para desembarcar do partido. O recado foi dado por ele a deputados e advogados em reunião na tarde desta quarta-feira (9) no Palácio do Planalto.
A equipe que assessora o presidente trabalha na construção de uma saída para evitar que os deputados aliados que queiram migrar de legenda com Bolsonaro percam seus mandatos por infidelidade partidária.
Reforma administrativa avalia efetivar novo servidor depois de ele ser trainee
Além desse cargo inicial, cogita-se a criação do servidor temporário e do sem estabilidade
Dentro da proposta de reforma administrativa, que está sendo preparada pelo governo federal para reorganizar carreiras, a equipe econômica avalia criar um cargo de ingresso —uma espécie de trainee. Pelo projeto, o novo servidor só seria efetivado se cumprisse critérios de bom desempenho nessa fase inicial, que teria dois anos.
A proposta é que a regra também seja válida para o ingresso de juízes e promotores.
TCU aprova megaleilão do pré-sal e Ministério da Economia comemora
Intenção do Executivo é receber o dinheiro ainda em dezembro; equipe econômica vê risco de que o cronograma fique para 2020
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou as regras do leilão do pré-sal previsto para novembro. Apesar das ressalvas do órgão de controle, a decisão foi comemorada na equipe econômica.
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, vê na decisão o cumprimento de um passo fundamental para o leilão previsto para o mês que vem e que vai ajuda a amenizar o rombo das contas públicas. “É um dia histórico para o país”, disse à Folha.
Dois dias após saída dos EUA, Turquia inicia ataque contra curdos na Síria
Ação deixa oito mortos e faz milhares abandonarem suas casas; presidente americano disse que ofensiva foi má ideia
__________________
O Estado de S.Paulo
Para Guedes, deflação em setembro pode levar à queda de juros
Oferta de alimentos e promoções de eletrodomésticos ajudaram a derrubar IPCA
O IPCA registrou deflação de 0,04% em setembro, o menor resultado para o mês em 21 anos. O índice surpreendeu analistas do mercado financeiro, que apontam a expectativa de inflação abaixo da meta em 2019 e queda da taxa Selic, atualmente em 5,50%. A maior oferta de alimentos e promoções de eletrodomésticos no comércio varejista contribuíram para derrubar o IPCA. A taxa acumulada em 12 meses caiu para 2,89%. Em evento em São Paulo, o ministro Paulo Guedes (Economia) disse que viu a deflação de forma positiva: “O que está acontecendo é que a economia está começando a crescer com inflação baixa”. Para o economista André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor, do Ibre/FGV, a inflação na casa dos 3% ao ano reflete a economia operando em ritmo lento e com alto nível de desemprego, um cenário que não permite nem o repasse da alta do dólar para os preços.
Turquia lança ofensiva contra curdos na Síria
Poder de fogo. Após Donald Trump ordenar a retirada das tropas americanas da região, caças turcos bombardearam posições curdas e tanques realizaram incursões com o objetivo de criar uma ‘zona de segurança’, afastar milícias da fronteira e reassentar refugiados
Servidor ganha o dobro do setor privado, aponta Banco Mundial
Nos Estados, os salários são 36% mais elevados; nos municípios não há diferença
Estudo do Banco Mundial revela que os servidores federais ganham no Brasil o dobro (96%) do que recebem trabalhadores da iniciativa privada que exercem função semelhante. É o mais alto índice em amostra de 53 países. Nos Estados, a diferença é de 36%. O estudo também aponta alta dispersão salarial e desigualdade dentro das carreiras do funcionalismo.
SP, RS e MT ganham mais no novo acordo do pré-sal
Partilha foi aprovada na noite de ontem pelos deputados e precisa passar pela chancela dos senadores, em votação, na terça-feira
Bolsonaro tenta saída jurídica para deixar PSL
Após reunião com parlamentares e advogados, presidente diz ter feito crítica ‘do bem’; bancada prega o diálogo, mas, para Bivar, ele ‘não tem mais relação’ com a legenda
__________________
O Globo
Bolsonaro tenta solução jurídica para deixar o PSL
Presidente quer garantir que deputados conservem mandato se saírem com ele
O presidente Jair Bolsonaro decidiu deixar o PSL, partido pelo qual se elegeu em 2018, e dedicou o dia a reuniões com correligionários e advogados, em busca de uma solução jurídica que permita aos deputados do PSL que saírem com ele conservar seus mandatos. Entre as hipóteses estudadas está a fusão do Patriota, que já abriu suas portas, com outro partido pequeno. Segundo aliados, a única chance de permanência do núcleo bolsonarista seria a saída do presidente do PSL, Luciano Bivar, que afirmou que Bolsonaro “já está afastado” e “esquecido”. No fim do dia, Bolsonaro disse que fica “por enquanto”.
Turquia inicia ataque a curdos na Síria
Erdogan dá início a ofensiva contra curdos após aval de Trump, que, sob pressão interna, passa a criticar ação
Óleo chega à foz do São Francisco
Governo ainda apura causas; pesquisadores suspeitam de navio afundado em 1944
‘Narcomilícia’ já atua em 180 áreas do Grande Rio
Paramilitares e traficantes se unem em 180 locais, segundo investigação
Estado do Rio terá R$ 2,3 bi do megaleilão do pré-sal
Estado terá R$ 149 milhões a menos que o previsto em acordo fechado pelo Senado. Prefeitos terão liberdade para usar os recursos, mas governadores terão de cobrir os déficits de seus regimes previdenciários