Empresa catarinense é a pioneira, no Sul do país, na aplicação de metodologia reconhecida internacionalmente
A partir deste fim de semana, a NSC Comunicação lança o Prova Real, uma iniciativa de fact-checking (checagem de fatos) ou debunking (desmistificação de fatos), que tem como base a aplicação de uma metodologia utilizada em veículos de referência de todo o mundo, integrantes da Rede Internacional de Fact-Checking (IFCN).
A NSC é a pioneira na aplicação desta metodologia no Sul do país. Já a NSC TV, ao participar do projeto, torna-se a primeira emissora de televisão brasileira a entregar este tipo de conteúdo. O objetivo é combater as chamadas fake news, fortalecendo a disseminação de informações verdadeiras e a participação cidadã no Estado.
“O Prova Real conversa com o nosso propósito e tem como objetivos o enriquecimento do jornalismo e a busca da verdade”, destaca o diretor-geral de jornalismo da NSC Comunicação, César Seabra.
Por meio desta iniciativa, serão verificadas declarações concedidas à imprensa ou até imagens que, ao circularem pela internet, ampliam o alcance de boatos e opiniões sem fundamento. O conceito faz referência ao método matemático usado para checar se o resultado de uma operação está o correto. O nome reforça ainda dois ideais da produção jornalística: a capacidade de comprovar a veracidade dos fatos e a busca pela representação fiel da realidade.
Quatro classificações foram criadas para caracterizar os conteúdos checados: “exato” (quando a informação é verdadeira), “não é bem assim” (para dados fora de contexto ou incompletos), “é chute” (caso não haja dados que sustentem a afirmação) e “não fecha” (quando a informação é incorreta). A criação das etiquetas contribui para acompreensão imediata do público, que terá ainda mais elementos para formar sua opinião sobre temas relevantes da atualidade.
LANÇAMENTO
Membros da diretoria e da equipe de jornalismo da NSC Comunicação receberam formadores de opinião na sede da empresa na manhã desta sexta-feira. Autoridades, empresários e profissionais do mercado de comunicação conferiram detalhes do projeto, que foi apresentado oficialmente ao público pelos veículos da NSC nesta mesma data. O tema repercute ao longo do fim de semana, com a publicação das primeiras checagens feitas pelo time do Prova Real.
O projeto vem sendo desenvolvido há meses, num processo que envolveu desde a concepção do formato até a qualificação de profissionais. Um grupo de jornalistas que atuam em diversas mídias recebeu treinamento para aplicar a metodologia de fact-checking. O curso foi ministrado por Cristina Tardáglia, fundadora da agência Lupa, que integra a IFCN. Os passos seguintes foram a criação da identidade visual e a realização de pilotos.
Conheça o Manual do Prova Real.