7 de agosto de 2020
Folha de S.Paulo
Quase 9 milhões perdem trabalho no segundo trimestre
A primeira pesquisa de desemprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que pegou três meses completos de pandemia no Brasil trouxe uma sucessão de recordes negativos e confirmou a percepção de que trabalhadores menos qualificados e informais foram mais atingidos pela crise.
Segundo o instituto, 8,9 milhões de brasileiros perderam o trabalho no período, a maior queda no número de ocupados desde que a pesquisa começou a ser realizada no formato atual, em 2012. No segundo trimestre, o Brasil tinha 83,3 milhões de pessoas com algum tipo de trabalho, o menor número da série histórica.
A taxa de subutilização também foi recorde, assim como o número de pessoas desalentadas, aquelas que gostariam de trabalhar mas desistiram de buscar por uma vaga. Números que indicam que a taxa de desemprego, que chegou a 13,3%, a maior já registrada em um segundo trimestre, ainda não reflete totalmente os efeitos da crise.
- São Paulo decide hoje se aulas voltam em setembro
- Confinamento deixa 75% dos alunos ansiosos
- Ex-petistas apoiam Boulos e reforçam resistência à sigla
- Defesa barra ação do Ibama contra garimpo ilegal
- Pesquisadores relatam caso de reinfecção de covid
- Secretário da gestão Doria é preso por fraudes na saúde
O Estado de S.Paulo
Guedes diz que EUA devastaram florestas e mataram seus índios
Em evento organizado pelo Aspen Institute, um centro de estudos de Washington, o ministro Paulo Guedes (Economia) subiu o tom ao ser questionado sobre a política ambiental do governo Jair Bolsonaro. Ele disse que a Amazônia é assunto que diz respeito ao Brasil e que os americanos “desmataram suas florestas”. Também citou escravidão e mortes de índios nos EUA. “Sabemos que vocês tiveram guerras civis, também tiveram escravidão, e só pedimos para que vocês sejam amáveis como somos amáveis. Vocês mataram seus índios, não miscigenaram”, afirmou. O Aspen Security Forum tem como público investidores, empresários, diplomatas e acadêmicos. Guedes também foi questionado sobre o combate à corrupção no governo Bolsonaro e sobre a condução da crise sanitária. Em outro evento, o ministro se queixou de países europeus. “França, Holanda e Bélgica usam desculpa ambiental para impedir o Brasil na OCDE. É como acusarmos a França de queimar catedrais góticas, foi um acidente”, disse.
- Deputados cobram nova gestão ambiental
- Brasil perde 8,9 milhões de empregos na pandemia
- Secretário de Doria, Baldy é preso pela PF
- Reinfecção de brasileira intriga cientistas
- Líbano recebe ajuda internacional e vive revolta da população
- Senado aprova limite de 30% de juros no cheque especial
- Cédula de R$ 200 já é falsificada
O Globo
Brasil perde 9 milhões de vagas em três meses
Taxa de desemprego sobe para 13,3% e analistas estimam que pode chegar a 25%
- Marinho diverge de Guedes e quer mais gastos
- Guedes diz que EUA ‘desmataram suas florestas’
- Sem MPF, Toffoli assina nova regra para leniência
- Mendonça nega dossiê, mas defende sigilo
- Justiça proíbe volta às aulas na rede privada
- Grupo vive drama em ponte na fronteira