Coluna analisou todas as postagens diárias que o prefeito fez somente neste ano na rede social
Os canoinhenses podem reclamar de poucas obras no governo de Beto Passos (PSD), mas não podem, no entanto, reclamar que ele anda desaparecido. Passos não recusa um convite para evento nenhum. Conta festa de igreja, aniversário, inauguração, bodas etc.
Como legítimo arroz de festa, Passos publica tudo em sua página no Facebook. Em um só dia chegou a postar fotos em sete atividades diferentes. O curioso é que nem tudo tem a ver com sua administração.
O recorde absoluto de atividades está no recebimento de visitas das mais diferentes classes sociais e para tratar dos mais diversos assuntos. Levantamento feito pelo JMais considerando apenas este ano (até 10 de agosto), mostra que foram 62 postagens de Passos recebendo alguém ou um grupo de pessoas (sem contar as visitas que ele não posta). As visitas vão desde o prefeito de Irineópolis, Juliano Pereira (PSDB), divulgando a Festa do Trator, até visitas políticas como de um pré-candidato a deputado de São Mateus do Sul e até de pessoas que via de regra buscam um emprego ou querem apenas ser afagadas pelo prefeito.
Passos é um entusiasta absoluto das redes sociais. Diariamente manda parabéns para aniversariantes que o seguem na rede e publica até mensagens de esperança e otimismo (foram 17 neste ano).
Voltando a falar de festas, Passos passou por 28 neste ano (média de uma por semana). Passou por 51 eventos (a maioria promovida por secretarias de seu governo) e participou de dez inaugurações. Destas inaugurações, cinco foram de empresas privadas. Outras três são obras iniciadas no governo Beto Faria (MDB): postos de saúde do Alto da Tijuca e do Água Verde e escola Frei Fabiano Gadzinski. Apenas uma obra foi desenvolvida por seu governo: o wi fi na praça Emiliano Seleme.
Foram dez viagens a Florianópolis – em todas ele visita os deputados Darci de Matos e Antonio Aguiar – e uma a Brasília neste ano. Embora tenha muitas fotos das viagens, não fica claro o que de benefício veio para Canoinhas decorrentes delas.
Questionado, o gabinete de Darci de Matos (PSD), respondeu que entre o ano passado e este R$ 150 mil de emenda impositiva foi liberada pelo deputado para aquisição de uma ambulância para o município de Canoinhas.
A assessoria do deputado Aguiar não respondeu.
E as obras? Bom, Passos visitou sete obras de melhorias em ruas da cidade neste ano, mas nada de grande expressão. Até agora, de obra da sua lavra, saiu o asfalto do início da rua Bernardo Olsen, motivo de discórdia depois que a primeira tentativa de concluir a obra fracassou, arrastando a pavimentação por mais de cinco meses. Passos lembra, no entanto, que concluiu mais de cinco obras de asfalto deixadas pela metade por seu antecessor, Beto Faria.
O balanço feito somente a partir das fotos do Facebook do prefeito mostra que Passos, quase na metade do seu mandato, precisa se mexer se quer deixar uma marca de gestor (e não de festeiro) na sua gestão. A julgar pela obsessão em realizar Fesmate em ano eleitoral e de penúria para todos os Municípios não parece ser essa a intenção dele.