Agiu certo a presidente Dilma Rousseff (PT) ao propor uma regra de progressividade na fórmula 85/95 para cálculo da aposentadoria. No melhor estilo ‘jogar para a torcida’, os deputados e senadores aprovaram uma alteração que soa bem aos ouvidos das centrais sindicais, mas que resultaria, a longo prazo, lá por 2060, em um desastre para a já combalida ‘viúva’, como o jornalista Elio Gaspari costuma chamar a União.
Hoje, nenhuma outra pasta corrói mais o Tesouro Nacional do que a Previdência. O déficit é enorme. A fórmula seca, como queriam os deputados e senadores, aumentaria gradativamente esse déficit até chegar às raias do insuportável. Teríamos de tirar dinheiro de saúde e educação para sustentar esse déficit. Na prática, uma população cada vez mais longeva se aposentaria cada vez mais cedo. O rombo é previsível e os congressistas sabem disso. Mas como o que interesse é fazer bonito para garantir a carreira política, jogaram nas costas da presidente.
Assim como pensaram unicamente em si mesmos ao aprovarem tamanha irresponsabilidade, pensam igualmente ao votar a reforma política, que anda a passos largos no Congresso. Medidas como a que garante o mandato ao partido funcionam como um toma lá dá cá entre congressistas e suas legendas. Essa medida não os favorece diretamente, mas outras que compõem a reforma e já foram aprovadas compensam a falta de interesse, como é o caso da rejeição à cota para mulheres em cargos legislativos. Dominado por homens, o Congresso deve permanecer assim por uma simples questão de sobrevivência. Pensar no povo, neste momento, é inconcebível. Aliás, como sempre foi.
Eleição no PMDB
Por 17 votos a três, Hilário Damaso da Silveira foi eleito coordenador regional do PMDB. Ele bateu chapa no sábado, 13, contra Rui Dreher de Carvalho, de Porto União. Silveira trabalha em Canoinhas como assessor do deputado federal Mauro Mariani e vai substituir Ricardo Pereira Martin, que acaba de completar seus quatro anos de mandato.
A vitória de Silveira aumenta o ressentimento dos porto-unienses, que vez ou outra reclamam da falta de prestígio do Município, especialmente na distribuição de cargos da SDR.
Encontro estadual do PSD no sábado, 13, em Campo Alegre, contou com a participação de uma caravana de Canoinhas. Na foto é possível identificar o ex-prefeito de Três Barras, Luis Shimoguiri, vereador Renato Pike (PR) e o petista, por enquanto, Beto Passos, que anunciou oficialmente sua saída do PT na semana passada em reunião do diretório municipal. Passos deve assinar ficha no PSD em julho. Ainda estiveram no encontro de sábado, os vereadores Paulo Glinski, Osmar Oleskovicz, Wilmar Sudoski e Célio Galeski.
Contas aprovadas
Ex-prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti (PSDB), foi pessoalmente acompanhar a votação do relatório do Tribunal de Contas que recomendava a aprovação de suas contas relativas a 2012. Como o prefeito Gilberto Damaso (PMDB) tem maioria na Câmara, Alberti temia uma manobra para prejudicá-lo, já que a rejeição das contas por parte dos vereadores acarretaria na perda dos direitos políticos e, dessa forma, ele se tornaria inelegível em 2016. Os vereadores se mostraram superiores a qualquer ressentimento, no entanto, e aprovaram as contas.
Médicos ao ataque
O Hospital Santa Cruz comprou briga com parte do quadro médico ao estabelecer que todos os procedimentos particulares feitos dentro do hospital terão 30% do custo revertidos a favor do hospital. Pasmem, mas antes, os médicos poderiam fazer serviço particular sem pagar nada para o hospital. Muitos acharam justa a cobrança. Outros se rebelaram e pediram para sair. Não contentes, não veem a hora de derrubar o administrador do HSC, Derby Fontana.
A vereadora Cleusa Clarice e a vice-prefeita de Irineópolis, Circe Nepel, aproveitaram o encontro do PSD no sábado, 13, em Campo Alegre, para tietar o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio. Enquanto Merisio é cotado como futuro candidato a governador, em Irineópolis nem Juliano Pereira, que vive reclamando das agruras do cargo, sabe se vai disputar a reeleição.
RÁPIDAS
EDUCAÇÃO: Desde o começo deste ano o aluno que foi motivo de reportagem do JMais da semana passada está sendo transportado da porta de casa até o Colégio Almirante Barroso.
EDUCAÇÃO 2: A informação é do secretário de Educação Hamilton Wendt, que não entende porque a Ação Civil Pública ainda não foi extinta.
EU NÃO!: Elói Quege (PP) nega que esteja com um pé, sequer, no PMDB.
2016: O que parece ser fato é que ele definiu mesmo Emilio Gazaniga como aposta para sucedê-lo. Marco Antonio de Souza seria o candidato a vice. Ambos são PP.
FORA: Luis Rosa Peres não responde mais pela Delegacia de Três Barras. Segue, no entanto, como agente de Polícia.
R$ 50 MILHÕES: foi o valor aprovado pela Assembleia para complementar o Fundam, recurso que será distribuído entre todos os Municípios catarinenses a fundo perdido.
ORELHUDOS, NÃO!: Vereadores canoinhenses que participaram da reunião do PSD no sábado entregaram ofício ao presidente da Assembleia, Gelson Merísio, pedindo a cabeça do diretor do Cedup Vidal Ramos.