O debate de sexta-feira, 11, promovido pelo grupo RBS entre os candidatos ao Governo do Estado trouxe algumas obviedades como a ausência do candidato a reeleição, Raimundo Colombo (PSD), Claudio Vignatti (PT) aproveitando essa brecha para esculachar com o governo e os nanicos tentando tirar proveito do tempo precioso de exposição que certamente não terão (ou terão em pequenas pílulas) no horário eleitoral gratuito.
O que surpreende é a postura de Paulo Bauer (PSDB). Não há outra razão para sua candidatura a não ser dar palanque para Aécio Neves em Santa Catarina. Isso fica claro ao se constatar a total imersão do PSDB catarinense no atual governo Colombo. Mesmo assim, Bauer finge que não há essa relação. “Colombo não veio, mas mandou seu representante. Tenho certeza que o senhor Paulo Bauer fará a defesa do governo”, provocou Vignatti. Silêncio do senador.
Durante esta semana, Bauer se apropriou do discurso de Vignatti e criticou rispidamente as Secretarias de Desenvolvimento Regional. Atitude estranhíssima considerando que o PSDB não abriu mão dos cargos que têm nas autarquias estaduais. A assessoria jurídica e o segundo cargo no escalão da SDR Canoinhas, por exemplo, são vagas ocupadas pelo PSDB desde o início deste governo.
Ou Bauer torna seu discurso minimamente coerente ou ninguém vai acreditar na sua candidatura. Ao que parece, nem gente de seu próprio partido está levando sua candidatura a sério.
Bom para ambos
A avaliação de gente dentro do próprio PMDB foi de que Mauro Mariani (PMDB) temia mais a candidatura de Marilu Aguiar a deputada federal do que Antonio Aguiar (PMDB) temia as candidaturas apoiadas por Mariani em São Bento do Sul. Na verdade, os dois sairam ganhando com a dobradinha acertada na semana passada.
Explicado
A diretora geral da SDR Canoinhas, Maria Emília Alberti, explica que seu caso não é compatível com o de Bene Carvalho, condenado por ter mantido ao mesmo tempo os cargos de secretário regional e vereador. Segundo Maria Emília, o problema de Bene foi ter acumulado um cargo público com um eletivo. No seu caso, no entanto, o contador da prefeitura de Irineópolis pediu demissão, levando o prefeito a fazer um contrato de prestação de serviço com ela. O contrato, que vence neste mês, não fixa horários.
Toque de caixa
Vereador Renato Pike tentou forçar a aprovação de projeto de lei que autoriza o Município a comprar o terreno da antiga sede da Procopiak para construir o novo terminal urbano de ônibus. O terreno seria comprado por R$ 3 milhões. Nenhum de seus colegas concordou em aprovar o projeto a toque de caixa, sem parecer das comissões.
Curso
A Vice-Presidência Regional da Fiesc,, Sindimadeira, Sebrae e CNI realizam dia 31 de julho em Canoinhas o curso: “Como pagar menos tributos”. No curso os participantes irão compreender as características dos regimes tributários Simples, Lucro Presumido e Lucro Real com o objetivo de melhorar o desempenho tributário da indústria. O palestrante será Vicente Sevilha, profissional com mais de 30 anos de carreira na área contábil, autor do livro “Assim Nasce Uma Empresa” e especialista em negócios de alto impacto.
LARGADA: Beto Passos (PT) lança oficialmente sua candidatura a deputado estadual amanhã, às 19h, em jantar no restaurante Laffayette. Candidato a deputado federal, Décio Lima (PT) deve estar presente.
FÉRIAS: A Câmara de Canoinhas entrou em recesso nesta semana. Volta dia 4 de agosto.
ACERTO: Na volta do recesso, Neno Pangratz (PP) deixa a presidência da Câmara e João Grein (PT) assume. A renúncia de Neno estava acertada na eleição ocorrida no ano passado.
PESQUISA: A primeira pesquisa Ibope depois da formalização das candidaturas trouxe uma informação óbvia: Colombo lidera (40%), com Bauer (10%) e Vignatti (6%) na sequência.
SURPREENDE…: Paulo Bornhausen liderar com 20% a pesquisa para senador. A aposta do PMDB de que Dário Berger estaria virtualmente eleito cai por terra com seus 12% de intenção de voto.