O que você precisa saber antes de reformar o seu apartamento

Recheada de detalhes, a reforma em um imóvel precisa ser planejada do começo ao fim para que não se tenha dores de cabeça

 

 

As dúvidas de quem reforma apartamento pela primeira vez são tão grandes quanto a expectativa do resultado final. Mas antes de chegar lá, é preciso levar em consideração que essa é uma jornada complexa e que exige a reflexão de cada ponto que irá receber melhorias.

 

 

 

Esse artigo trará dicas para tornar essa experiência mais prazerosa e muito menos cansativa, lembrando que a conclusão das obras é tão importante quanto a qualidade da execução do trabalho. Vamos lá!

 

 

 

 

MOTIVAÇÕES E BUROCRACIA

Antes de começar a quebrar qualquer parede, é preciso entender a necessidade de uma melhoria – seja ela apenas estética, como a instalação de um teto de gesso, ou de otimização estrutural, como a troca de um encanamento.

 

 

 

Definido o motivo, é preciso tomar algumas medidas burocráticas. É nesse ponto que, dependendo da natureza da obra, você irá precisar de um arquiteto responsável envolvido com o projeto. Grandes mudanças estruturais como a criação de um novo cômodo exigem que um requerimento de alvará junto a um RTT (Registro de Responsabilidade Técnica) e o número do registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) sejam enviadas pelo profissional à prefeitura para que sejam realizadas.

 

 

 

 

TUDO COMEÇA NO PLANEJAMENTO

Com a obra devidamente registrada e autorizada, é hora de planejar cada momento do projeto. Esse passo é importante pois com ele fica mais fácil definir um cronograma para acompanhar de perto e não cair naquele espiral de reajustes de prazos que muitas pessoas acabam experimentando.

 

 

É nesse planejamento também que você descobrirá o tamanho da equipe que irá utilizar e a quantidade de materiais que precisará comprar, revelando assim o valor do investimento para a realização da melhoria.

 

 

 

 

ESCOLHA MATERIAIS DE QUALIDADE

Caso você não tenha muita familiaridade com materiais de construção, o arquiteto responsável e a equipe contratada podem te ajudar. A partir do seu planejamento, crie uma lista dos itens necessários e faça orçamentos em diversas lojas que comercializam esses artigos.

 

 

Ao mesmo tempo que o objetivo é buscar o melhor preço, não abra mão de materiais de qualidade. Aquela máxima “o barato pode sair caro” é bem verdadeira no universo das reformas. Um item da marca “alternativa” pela metade do preço pode virar motivo para que todo o trabalho seja refeito posteriormente. Escolha com cuidado!

 

 

 

 

CONTRATE UMA EQUIPE ESPECIALIZADA

Da mesma forma que não é indicado trazer para a sua obra materiais de qualidade duvidosa, é imprescindível trazer um time com bastante experiência no tipo de reforma que você deseja realizar.

 

 

Profissionais dedicados e com bastante tempo de serviço irão respeitar o cronograma que você desenvolveu e farão uso dos materiais fornecidos de forma otimizada, gerando economia no valor total da sua obra!

 

 

 

Apesar das várias nuances e da bagunça que pode ser realizar uma obra, tudo fica muito mais fácil quando se tem cada passo devidamente planejado. Um bom projeto é aquele que define um cronograma viável, ajuda na economia com os materiais e o mais importante, traz satisfação para toda a família ao término da reforma. Boa sorte em sua jornada e até a próxima!

Rolar para cima