Em função dos crimes que estão ocorrendo no distrito do Campo d’Água Verde, em Canoinhas, como furtos, roubos e tráfico de drogas, foi deflagrada na semana passada a Operação Sufocação . As Polícias Civil e Militar realizaram atuações preventivas e repressivas, como abordagens em bares, veículos, identificação de pessoas que estavam em atitudes suspeitas, principalmente para verificar a existência de mandados de prisão em aberto e se estariam portando indevidamente armas e drogas.
Durante a operação foram fiscalizadas várias pessoas, veículos e bares, não ocorrendo prisões. Somente na sexta-feira, 7, foram encaminhadas quatro pessoas para a delegacia de polícia, tendo em vista que foi encontrada uma pequena quantidade de maconha próximo delas durante a abordagem.
A ação foi planejada a partir de uma reunião realizada no dia 31 de julho, no distrito, onde estiveram presentes vários moradores do bairro, comerciantes, lideranças políticas, autoridades municipais, delegado regional de polícia e o comandante da polícia militar de Canoinhas. Discutiu-se medidas de atuação das Polícias Civil e Militar no bairro, sendo lançada oficialmente a Operação Sufocação, que consiste na concentração dos recursos humanos e materiais das forças policiais de Canoinhas no combate aos principais crimes que estão a ocorrer no Campo d’Água Verde, como furtos, roubos e tráfico de drogas.
Da polícia civil participaram onze policiais civis e quatro viaturas que, em conjunto com outras equipes e viaturas da polícia militar, realizaram os trabalhos de prevenção e repressão.
PRISÕES
Na tarde de sexta-feira, antes de ser iniciada a Operação, também no Campo d’Água Verde, foi dado cumprimento a dois mandados de buscas em residências que culminaram na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico de drogas. Foram apreendidos: cerca de 35 gramas de cocaína, aproximadamente R$ 800 em dinheiro e um veículo automotor utilizado no tráfico.