Grupo criminoso agia com extrema violência e ameaçava as vítimas com armas de fogo
A Polícia Civil desencadeou na manhã desta quinta-feira, 8, a Operação Tabaco e prendeu cinco pessoas por envolvimento em roubos de cargas em Santa Catarina e no Paraná. A ação é da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Mafra em conjunto com a Polícia Civil do Paraná e com a DIC de São Bento do Sul e a Delegacia de Rio Negrinho.
Foram cumpridos mandados de prisão e nove de busca e apreensão nas casas e empresas de suspeitos envolvidos com o roubo e receptação de cargas na região Norte do Estado e em municípios do Paraná. As buscas foram em Rio Negrinho, Itaiópolis, Irati (PR) e Rebouças (PR).
Segundo o delegado Marcelo Schiebelbein, as investigações iniciaram no final de março após o registro do roubo de um caminhão carregado com tabaco, cuja carga foi avaliada em R$ 150 mil. Na ocasião, quatro homens armados renderam o motorista na localidade de Moema, no interior de Itaiópolis, mantendo a vítima em cativeiro numa área de mata, até que o veículo seguisse para o Paraná, onde foi realizado o transbordo da carga e posteriormente encaminhada para os receptadores.
Poucos dias depois, outro roubo de carga de tabaco avaliada em R$ 160 mil registrado na localidade de Rio da Estiva, também no interior de Itaiópolis, quando então o motorista foi interceptado por quatro homens armados com revólver e pistolas, que o mantiveram amarrado em uma área de mata até que o caminhão e a carga seguissem rumo ao Paraná.
Ainda, no curso das investigações outras ocorrências de furtos e roubos de cargas de tabaco foram registradas em março, abril e maio nos municípios paranaenses da Lapa, Irati, São Mateus do Sul, além dos municípios catarinenses de Santa Terezinha, Canoinhas e Chapadão do Lageado.
“Foi constatado que o grupo criminoso, composto por integrantes de Rio Negrinho e Itaiópolis, roubava as referidas cargas quando eram transportadas das áreas produtoras para as empresas que utilizam o produto como matéria-prima, agindo com extrema violência e ameaçando as vítimas com armas de fogo, mantendo-as amarradas em cativeiro até que o produto chegasse nas mãos dos receptadores, proprietários de uma empresa ligada ao comércio de tabaco no município de Irati (PR)”, afirma o delegado.
Em Rio Negrinho, por intermédio da DIC de São Bento do Sul e da Delegacia de Polícia de Rio Negrinho, foram cumpridos dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão nos bairros Alegre, São Pedro e Vista Alegre. Objetos de origem duvidosa foram apreendidos.