“Pacientes não terão de ir à Mafra”, afirma Secretaria de Saúde

Secretária de Saúde de Canoinhas, Zenici Dreher, se reuniu com o secretário de Estado da Saúde nesta terça-feira, 28

 

A secretária de Saúde de Canoinhas, Zenici Dreher, se reuniu nesta terça-feira, 27, com o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, em Florianópolis, para tratar da absorção dos servidores da Gerência Estadual de Saúde de Canoinhas (Gersa). Casagrande confirmou o fechamento da unidade e reafirmou que 12 servidores que são efetivos do Estado na Gersa serão cedidos ao Município de Canoinhas.

 

 

Durante mais de duas horas, Zenici ouviu argumentos do secretário para justificar o fechamento da unidade. Segundo o secretário, Canoinhas é uma das gerências que tem maior número de servidores efetivos. A maioria acumulou, ao longo dos anos, direitos como o de sobreaviso, que onera ainda mais as folhas de pagamento. “Ele disse que a maioria das Gersas tem sete, oito servidores efetivos, aqui são 19”, explica Zenici.

 

 

Para a secretária, embora não fique clara a decisão política de fechar a Gersa de Canoinhas e manter a de Mafra, nas questões técnicas ficou claro que nenhum paciente será prejudicado. “É um retrocesso com relação à legislação. Fere os princípios do SUS, mas a maioria dos serviços já foi descentralizada aos Municípios. Antes todos os processos tinham de ser levados para a Gersa e os motoristas levavam para Florianópolis para agendar exames. A proposta é que isso seja feito por meio de um sistema de regulação via internet. Não existe mais sair de Canoinhas com um pacote de processos para alguém carimbar. Os hospitais têm de disponibilizar as vagas no sistema de regulação, via internet”, afirma. “Será por cotas”, detalha. Um médico autorizador do Município fará a liberação. O médico celetista da Gersa deve ser dispensado.

 

 

A secretária garante que os pacientes não serão afetados. “Ninguém vai precisar ir à Mafra para buscar medicamentos porque um servidor do Município vai à Mafra todos os meses buscar esses medicamentos que serão disponibilizados na Farmácia Municipal”, explica.

 

 

Ela ainda diz que as cidades da região que pertenciam à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas poderão apanhar os medicamentos na Farmácia de Canoinhas.

 

 

Sobre o recém-inaugurado Laboratório de Entomologia, a secretária pediu a cessão de uso ao Município para que permaneça o laboratório em Canoinhas.

 

 

Às 14h desta quarta-feira, 28, haverá uma reunião com presença de duas representantes da Secretaria de Estado da Saúde. Serão convidados servidores e vereadores. “Vamos frisar que se está fechando as portas da Gersa, mas não os serviços”, conclui Zenici.

 

 

 

 

 

Rolar para cima