Pais começam a formar fila em frente à CEI para garantir matrícula dos filhos

Foto: Pais tentando se acomodar no lado de fora do Cei Vinicius de Moares/betopassos.com.br

Muitos pais já foram para a frente dos Centros de Educação Infantil (Ceis), em Canoinhas, na quinta-feira,22, para garantir vaga para seus filhos no ano que vem.

Os primeiros chegaram em frente ao CEI Vinicius de Moraes na manhã de quinta-feira. Barracas foram armadas nesta sexta-feira, 23, e quem está na fila se vira como pode com cadeiras, almofadas e banquetas.

Vereador Renato Pike (PR) disse no Jornal da Band desta sexta-feira que vai se reunir com o poder executivo e a Secretaria de Educação para que seja tomada alguma providência, “São trabalhadores, pais e mães que estão lá tendo que deixar seus empregos, passando dias e noites ao relento para poder ter a garantia que seus filhos vão frequentar os CEIs, é uma vergonha e a falta de respeito com o povo de Canoinhas”, comentou Pike.

Se não houver uma solução os pais terão que ficar até segunda-feira nas filas. O JMais tentou contato com o secretário de Educação, Hamilton Wendt, mas ele não retornou nossas ligações.

 

ZONEAMENTO

Está na mesa do prefeito Beto Faria (PMDB) o projeto de lei 232/2015, que regulamenta as matrículas na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Canoinhas. A matéria foi aprovada em segundo turno e pela unanimidade dos vereadores durante a sessão ordinária realizada na noite de terça-feira, 20.

Vereador autor, Osmar Oleskovicz (PSD) acredita que o Executivo Municipal deve seguir a decisão da Câmara e realizar a sanção do projeto na sua totalidade. “Estou confiante que nada será mudado”, comentou.

Oleskovicz explica que, na prática, o projeto visa que seja respeitado o zoneamento urbano no momento da efetivação da matrícula, ou então, observada a proximidade da residência dos alunos com os Centros de Educação Infantil (CEIs). Dessa forma, se evitaria filas em frente aos CEIs em época de matrículas, porque pessoas de outros bairros não procurariam os CEIs mais bem conceituados, como é o caso do Vinícius de Moraes.

Ainda de acordo com o vereador, “tenho recebido muitas reclamações de que crianças ficam desassistidas, mesmo morando próximas a determinados CEIs. Mas, ao mesmo tempo, essas vagas são preenchidas por alunos em que os pais têm condições financeiras favoráveis, mas deslocam seus filhos para unidades longe de suas casas só porque as julgam melhores”.

Pela matéria, caberá à Secretaria Municipal de Educação expedir os editais de matrícula em até 60 dias antes do encerramento do ano letivo, como também definir os critérios de abrangência do zoneamento de todos os CEI.

Para efetuar o pedido de matrícula, os pais ou responsáveis também deverão comparecer ao CEI de sua escolha, munidos das cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento e/ou carteira de identidade do aluno; comprovante de residência; carteira de vacinação atualizada; comprovantes de renda familiar e declaração que comprove que os responsáveis pelas crianças trabalham.

No caso de disponibilidade de vagas, o projeto autoriza a efetivação de matriculas para alunos residentes em outros zoneamentos urbanos.

 

Com betopassos.com.br

 

Rolar para cima