
Pais e parentes de crianças em idade escolar estão desde as 7h deste domingo, 2, em frente às escolas Sagrado Coração de Jesus e João José de Sousa Cabral, em Canoinhas. Eles querem garantir a matrícula de seus filhos no ensino fundamental. As matrículas começam a ser feitas às 7h desta segunda-feira, 3.
A fila maior está no Sagrado, onde a direção colocou no portão da escola a relação de vagas para os anos iniciais, que têm maior demanda. No 1º ano, são 50 vagas para o período matutino e outras 50 para o período vespertino. Para o segundo ano, são somente quatro vagas para o período da tarde. Para o terceiro ano são 22 vagas matutinas. Já para o quarto ano, 10 vagas matutinas. Como o Sagrado não oferece nenhuma vaga do 5º ao 9º ano, a fila em frente ao Cabral é para garantir uma vaga na sexta série. Segundo os pais que estão em frente à escola, com a criação do 9º ano, o Sagrado não abriu novas turmas de sexta série, assim como o Cabral onde, mesmo assim, há seis vagas no sexto ano, informação não confirmada pela reportagem.
À noite, a direção do Sagrado abriu os portões da escola para que os pais pudessem se abrigar e usar os banheiros.
Em acordo entre quem está na fila, eles têm distribuído senhas para quem chega.
ZONEAMENTO
Apesar da fila, o Sagrado deixou claro em um comunicado exposto no portão da escola que as crianças que moram no entorno terão prioridade de matrícula. Na sequência serão matriculadas crianças do Boa Vista, Alto das Palmeiras, Água Verde, Campo d’Água Verde, São Marcos e demais localidades. Apesar de a mesma lei valer para o Cabral, a reportagem encontrou na fila pelo menos uma moradora do interior, da localidade de Taunay, que pretende garantir uma vaga para seu filho no sexto ano.