Paralisação dos motoristas afetou quase 80% dos empresários de SC

Foram realizadas seis perguntas para 101 empresários dos municípios de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna e Rio Negrinho

 

A Fecomércio SC realizou uma nova sondagem com empresários do comércio, serviços e turismo em Santa Catarina, nesta terça-feira, 29, nono dia de paralisação dos caminhoneiros, para avaliar os impactos no abastecimento das empresas.

 

 

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os  reajustes progressivos “não devem mais penalizar o setor produtivo e a sociedade, desidratando a competitividade dos produtos e serviços brasileiros”.

 

 

Foram realizadas seis perguntas para 101 empresários dos municípios de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna e Rio Negrinho. Os dados foram apurados com os  segmentos:  restaurantes (40,6%), hotel (17,8%), farmácia (11,9%), atacado (6,9%), supermercados (6,9%), material de construção (6,9%), posto de gasolina (5,0%) e transporte intermunicipal (4,0%).

 

 

Para 79,2% dos empresários a greve dos caminhoneiros afetou o abastecimento ou a atividade da empresa de alguma maneira. Na primeira sondagem, apurada no 4º dia de paralisação, o índice estava em 77,3%.

 

A magnitude do desabastecimento diminuiu em relação ao percentual da semana passada (61,4%). Nesta sondagem, 40,8% das mercadorias ou insumos encomendados não chegaram ao destino, segundo os empresários ouvidos.

 

Os segmentos mais afetados foram os postos de gasolina, onde 90% do combustível encomendado não chegou, seguido pelo segmento de material de construção, que deixou de receber 70% dos produtos, e  o transporte intermunicipal (67,5%), também impactado pela falta de insumos.

 

A Fecomércio SC perguntou se os empresários adotaram alguma estratégia para contornar o desabastecimento neste período. Na semana passada, 60,5% não haviam adotado nenhuma. Como a paralisação se estendeu e o desabastecimento começou a ser sentido no faturamento, algumas medidas tiveram que ser  tomadas e o percentual caiu para 51,5%.

 

Medidas utilizadas para contornar o desabastecimento:

  • Adiantar folgas;
  • Buscar insumos diretamente na distribuidora;
  • Estabelecer limite de compra por cliente;
  • Empresário já havia feito estoque pois sabia que iria ter greve;
  • Alterar fornecedor para mais perto do estabelecimento;
  • Redução do horário de atendimento

Fonte: Núcleo de pesquisas/Fecomércio SC

 

A entidade também perguntou sobre a variação do faturamento neste período. As perdas foram estimadas em -32,4% no setor de comércio, serviços e turismo. Os impactos foram bastante significativos no setor de hotéis (-86,0%) e atacado (-41,4%).  Por outro lado, a queda foi menor nas farmácias (-10%).

 

O impacto financeiro foi de cerca de R$ 350 milhões para o setor de comércio, serviços e turismo em Santa Catarina.

 

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