Licença foi entregue durante uma apresentação sobre o aproveitamento do xisto agrícola
O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, entregaram nesta quarta-feira, 4, a licença ambiental de operação para a ampliação da Unidade de Industrialização do Xisto da Petrobras, a Petrosix, em São Mateus do Sul.
A licença foi entregue durante uma apresentação, para a população, sobre o aproveitamento do xisto agrícola. A entrega da licença ambiental faz parte de uma série de ações que vem sendo tomadas pelo governo estadual para garantir o funcionamento da unidade no Estado. Com a atual situação financeira da Petrobras, a companhia estuda o fechamento de algumas unidades no País, e a usina de São Mateus do Sul estaria entre elas.
De acordo com Rossoni, é de total interesse do Governo Estadual a manutenção das atividades no município. A licença é uma das etapas necessárias para a ampliação do aproveitamento de xisto na SIX, gerando a mesma quantidade de resíduos sólidos e o menor impacto ambiental possível. O presidente do IAP ressaltou a importância da entrega do documento. “Com isso, passa a ser permitido o aumento de utilização de lastro oleoso de refinaria de 40 toneladas/dia para 360 toneladas/dia, aumentando a produção de óleo combustível de 608 toneladas/dia para 890 toneladas/dia.”
Durante a reunião, a PetroSix apresentou os avanços nas pesquisas e investimentos feitos para aproveitar o minério de xisto também na produção de fertilizantes. O trabalho da empresa é para desenvolver e conseguir aprovação junto ao IAP e ao Ministério da Agricultura quatro produtos que poderão servir como matéria prima para os fertilizantes agrícolas.