9 de novembro de 2020
Folha de S.Paulo
Biden cria plano contra a covid no início da transição
Joe Biden só vai assumir o comando dos Estados Unidos em 20 de janeiro, mas já estabeleceu que sua prioridade assim que chegar à Casa Branca será desfazer uma série de medidas tomada pelo antecessor, Donald Trump.
Áreas como política externa, mudança climática e, principalmente, o combate à pandemia de coronavírus devem concentrar a atenção do novo presidente no início do mandato.
O democrata passou a maior parte deste domingo (8), primeiro dia após a confirmação da vitória nas eleições, em sua casa em Wilmington, no estado de Delaware, e saiu apenas para ir à missa —ele é católico— e para visitar o túmulo dos filhos.
- Campanha de Trump ampliará ações judiciais
- Democrata mostra preocupação com a China em texto
- Articulação centrista tem Huck, Moro e tucano Doria
- Titular do MEC passa 20% do tempo em viagens
- Morre aos 73, Vanuza
O Estado de S.Paulo
Governo quer norma para controlar atuação de ONGS na Amazônia
O governo Bolsonaro planeja ter, até 2022, o controle total das organizações não governamentais (ONGS) que atuam na Amazônia. A proposta de um novo marco regulatório para a região foi feita pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidido pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, e inclui limites às entidades que, na avaliação de Brasília, violam “interesses nacionais”. O documento, obtido pelo Estadão,
está nas mãos dos Ministérios da Justiça e do Meio Ambiente e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Analistas dizem que medida é inconstitucional e que as ONGS não dependem do aval do governo para funcionar. Além disso, não é papel do Executivo determinar o que é “interesse nacional”. O embate entre o governo e as ONGS não é recente. Sem apresentar provas, Jair Bolsonaro já as acusou de incendiar florestas e prejudicar a imagem do Brasil no exterior. Entidades se preocupam, mas não se dizem surpresas.
- Sem luz, áreas do Amapá viram zonas de guerra
- PCC se infiltra em prefeituras para lavar dinheiro
- Trump sofre pressão para ceder; Biden traça transição
- Conversa com Moro irrita aliados de Huck
- Agronegócio teme diálogo entre China e EUA
O Globo
Assassinatos de políticos ficam sem condenação no Estado do Rio
- Biden inicia planejamento contra a covid
- Arce assume na Bolívia com discurso de conciliação
- TCE vê mau uso de equipamentos de intervenção
- Depois de flertar com o fim AC/DC lança novo álbum