Na terça-feira, 13, foi realizada uma operação Plantão Volante, das 13h às 19h, no posto da Polícia Rodoviária Federal em Mafra. A operação foi realizada pela Secretaria Estadual da Fazenda, em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) e Polícia Rodoviária Federal, dando continuidade ao convênio firmado entre municípios e Estado através do programa “Com Nota Fiscal Vai Legal”.
Foram oito notificações no valor de R$17.956,03. Entre as mercadorias notificadas havia papel higiênico, papel toalha e madeira, além de prestação de serviço de frete. Nesta ação foram abordados 53 veículos. Alguns tiveram que buscar a nota fiscal.
Participaram da operação os auditores fiscais da Fazenda Roberto Ferreia – Coordenador do Grupo Regional de Ação Fiscal (GRAF) da Secretaria da Fazenda; Alinor Grein Bueno; Auri Mandelli Pereira; José Carlos Alberton; Eduardo Yoshida; o fiscal da Amplanorte, Joelson Pereira Estefano; Tânia Regina do Rosário, auditora fiscal da prefeitura de Itaiópolis e Valdecir Bauer, também da prefeitura de Itaiópolis.
Roberto Ferreira garante que a parceria na região está se desenvolvendo satisfatoriamente, haja visto os resultados alcançados a cada operação conjunta realizada.
PAPANDUVA
Na quinta-feira, 15, Estefano e uma fiscal da prefeitura de Papanduva visitaram na localidade de Nova Cultura, empresas de extração de madeira em toras. O intuito destas fiscalizações é inibir a sonegação fiscal.
As fiscalizações devem acontecer com frequência em todos os municípios que compõem a Amplanorte. Nas operações, os fiscais responsáveis das Associações de Municípios fazem o registro das irregularidades e comunicam à Secretaria de Estado da Fazenda por meio de um sistema próprio desenvolvido pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). A nota fiscal gera ICMS, receita que retorna ao município e é investida diretamente em melhorias na cidade. O programa, lançado em 2013, prevê também a realização de palestras e cursos sobre educação fiscal nas escolas públicas.