Polícia flagra crime ambiental em Santa Cecília

Foram localizadas peças de imbuia e pinheiro suprimidas ilegalmente                                 

 

Na sexta-feira, 4, uma guarnição da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas esteve em Santa Cecília para atender denúncia de dano em vegetação nativa.

No local foram localizados nove fornos de carvão em plena atividade, sem autorização do órgão ambiental competente. Os fornos eram utilizados na fabricação de carvão proveniente de lenha nativa retirada da propriedade. Em alguns fornos foram encontrados 36,91 m³ de carvão, outros com 25 m³, sacos depositados no lado de fora pronto para o comércio e ainda foi constatado mais 20 m³ de lenha nativa dentro de dois fornos.

A guarnição ainda localizou supressão e corte de vegetação nativa de espécies diversas, com dano significativo em espécies ameaçadas de extinção como Imbuia (Ocotea porosa), Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia) e Xaxim (Dicksonia sellowiana).

Também foi localizada instalada na propriedade, uma serraria que funciona sem licença do órgão ambiental competente. A serraria era usada para desdobrar madeira.  Foram encontradas na serraria peças de Imbuia e Pinheiro desdobradas em pranchas, caibros e tábuas.

Diante dos fatos, todas as pessoas envolvidas na ocorrência irão responder por dano ambiental e todo material ilegal foi apreendido, além dos produtos florestais, trator, motosserra e uma serra fita com carro de desdobro.

Rolar para cima