Foram apreendidos aproximadamente 5 metros cúbicos em toras
Na manhã desta terça-feira, 6, na localidade da Encruzilhada, interior de Canoinhas, uma guarnição do 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas flagrou transporte de madeira nativa.
A madeira estava em um caminhão com placas de Canoinhas, sem Documento de Origem Florestal (DOF) correspondente ao local de destino. Como o caminhão estava próximo do local do dano ambiental, a guarnição foi até a propriedade de onde haviam sido retiradas as árvores e identificou o responsável.
Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados para a 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, além do caminhão, a madeira e uma motosserra. Além do dano ambiental, o caminhão estava com a documentação vencida e o condutor com a habilitação também vencida.
Na sede da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, os envolvidos foram ouvidos e assumiram o crime ambiental. Eles vão responder pelo crime judicialmente e administrativamente. A madeira foi identificada como sendo Pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia). Foram apreendidos aproximadamente 5 metros cúbicos em toras. Segundo a Portaria Nº 443 do Ministério do Meio Ambiente, a espécie está na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção, o que agrava ainda mais o crime ambiental.
O caminhão, a madeira e a motosserra estão apreendidos no pátio da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental.