Assista entrevista com o prefeito e vice eleitos de Canoinhas, Beto Passos e Renato Pike
Prefeito eleito de Canoinhas, Beto Passos (PSD) disse que pretende fazer um mandato voltado para a eficiência, frisando que vai empregar nas secretarias quem realmente tenha ligação com a pasta que está administrando. Afirmou que embora a população tenha se dividido na eleição, agora, ele vai governar para todos os canoinhenses.
Afirmou que não é político profissional. “A população deu um recado de que não é preciso ter nascido em berço de ouro para ser prefeito de Canoinhas”, disse.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico afirmou que vai ouvir a Associação Empresarial que deve indicar o nome para comandar a pasta. “Se não apresentar resultados, nós vamos pedir que ele saia. Não vamos fazer da prefeitura um cabide de empregos”, garantiu.
Criticou o atual secretário de Educação, Hamilton Wendt, e disse que vai nomear um secretário que tenha empatia com os professores. O prefeito eleito não adiantou, no entanto, quem serão seus secretários. Afirmou que já tem nomes, inclusive de pessoas fora da política.
Sobre o interior, que votou a maioria em Passos, prometeu cronograma e maquinário exclusivo para as localidades já que considera a falta de manutenção de estradas como principal fator que levou a população do interior a rejeitar a reeleição de Beto Faria (PMDB).
Sobre saúde voltou a afirmar que vai entregar remédios em casa para aqueles que dependem da Farmácia do SUS. “Primeiro tem de haver uma consulta médica para prescrição da receita e, depois, a farmacêutica que vai manusear esse remédio, lacra e leva para os postos de saúde. Os agentes de saúde farão a entrega”, explicou. Disse, ainda, que vai garantir mais recursos para a compra de remédios.
Sobre consultas marcadas por telefone e internet, ele afirmou que há 42% do território cobertos pelo Estratégias de Saúde da Família (ESF), percentual que ele pretende ampliar. O ESF é quem faria a triagem dos mais necessitados. Garantiu que vai acabar com as filas de madrugada em frente aos postos de saúde e disse que vai implementar o prontuário eletrônico. “A população vai ter ali seu cadastro. Quando a pessoa ligar para marcar uma consulta esse prontuário vai ser consultado. O ESF vai ajudar, porque o médico vai conhecer o paciente”, explicou.
Sobre cirurgias eletivas, afirmou que vai reduzir os custos do Pronto Atendimento com terceirizados, garantindo recursos para as cirurgias.
Renato Pike, vice-prefeito eleito, também participou da entrevista feita pelo Jornal da Band. Assista em três partes: