População precisa destinar corretamente resíduos e lixo

Cooperativa dos Recicladores de Canoinhas recebeu feto de animal; Planejamento notificou proprietário de imóvel que jogou cerâmica em valeta

 

 

O Município de Canoinhas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem como missão promover a preservação do meio ambiente e garantir a melhoria da qualidade ambiental da nossa cidade – fatores que implicam na economia, saúde e bem-estar, e ainda afetam a vida de toda a população. Em 2017, avançamos muito neste setor com a devida regularização da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Canoinhas e Região e com as parcerias efetuadas com empresas para o recebimento de materiais como isopor e embalagens longa vida. “Nossa maior dificuldade, no entanto, é fazer com que a população participe deste processo de forma consciente”, desabafa o secretário de Meio Ambiente, Hilário Kath.

 

 

Há alguns dias, a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Canoinhas (Recanto da reciclagem), encontrou um feto de cachorro misturado aos resíduos. Na semana passada, a Secretaria de Planejamento flagrou um morador jogando resíduos de cerâmica (piso) em uma vala aberta para realização de drenagem da Alfredo Bach – obra que impacta diretamente na pavimentação da Rodolfo Scheide. O proprietário foi notificado e precisou retirar o material do local.

 

 

Cada um é responsável pelo lixo que produz e precisa dar a destinação correta para tudo”, lembra Kath. Quem tem restos de cerâmica em casa, por exemplo, deve contratar uma empresa para descartar corretamente o entulho.

 

 

Veja como você pode colaborar com a coleta seletiva:

1) Separe os materiais recicláveis do lixo comum;

 

 

2) Utilize sacos de lixo ou sacolas plásticas resistentes para acondicionar os recicláveis;

 

 

3) Verifique se os recipientes estão limpos. Papéis não podem estar engordurados e os potes devem estar sem resíduos;

 

 

4) Coloque os recicláveis somente no dia em que o caminhão da coleta seletiva for passar no seu bairro.

 

 

O que é reciclável?

VIDRO – tampas, potes, frascos, garrafas, copos, embalagens, produtos de limpeza etc.

 

 

PLÁSTICO – tampas, potes, frascos, utilidades domésticas, garrafas, recipiente para os produtos de higiene e limpeza. PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes, teclados de computador, garrafinha longa vida.

 

 

METAL – latas de alumínio, aço, tampas de ferragens, canos esquadrias, molduras de quadros, clipes, grampos, latas de tinta e enferrujadas.

 

 

PAPEL/PAPELÃO – aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador e afins, folha de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelope, fotocópias, folhetos impressos em geral.

 

 

O que não é reciclável?

VIDRO – espelhos; cristal; ampolas de medicamentos; cerâmica e louças; lâmpadas; vidros temperados planos.

 

 

PLÁSTICO – Cabos de panelas, tomadas, adesivos, espumas, acrílicos, celofane, fraldas descartáveis.

 

 

METAL – esponjas de aços, filtro de ar de veículos.

 

 

PAPEL/PAPELÃO – adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis engordurados, metalizados, parafinados ou papéis plastificados.

 

 

COLETA SELETIVA PARA O INTERIOR

Distrito de Felipe Schimdt e suas localidades: 4 de novembro, 2 de dezembro e 30 de dezembro. Compreende Alto do Frigorífico, Assentamento, Bonetes, Campo das Moças, Caraguatá, Cerrito, Erval Bonito, Estação Paciência, Fartura de Cima, Lageado, Paciência dos Neves, Santo Antônio e Valinhos/Figura.

 

 

Salto D’Água Verde: 28 de outubro, 25 de novembro e 23 de dezembro. Compreende as localidades de Arroios, Boa vista, Forquilha, Laranjeiras, Paranazinho, Rio da Veada, Salseiro, Tira Fogo e Palmital

 

 

Barra Mansa: 11 de novembro e 9 de dezembro.

Compreende as localidades de Alto dos Pinheiros, Campinha dos Ribeiros, Campo dos Buenos, Encruzilhada, Entre Rios, Paiol Novo, Pedra Branca, Pinheiros, Rio do Tigre, Santa Bárbara, Santa Emídia-Rio dos Poços, Serra das Mortes e Taquarizal.

 

 

Distrito de Paula Pereira: 18 de novembro e 16 de dezembro

Compreende as localidades de: Santa Haydê, Anta Gorda, Barreiros, Boa Vista, Rio do Pinho, Capão do Erval, Cerrito/Pedra Branca, Matão, Papuã, Parado, Paula Pereira, Santa Leocádia, Santa Rosa, Santo Antônio dos Wosgrau, Sereia e Taunay.

 

 

Coleta seletiva na área urbana

Entre 7h e 16h

Segunda: Alto da Tijuca, Jardim Esperança, Loteamento Santa Cruz, Cohab I e Alto do Frigorífico

Terça: Industrial I, Sossego, Tricolin e Piedade

Quarta: Alto das Palmeiras, Boa Vista, Água Verde, Cohab II e Industrial II: às quartas

Quinta: Centro e Marcílio Dias

Sexta: Campo D’Água Verde

Rolar para cima