Durante a abertura do 3º Simpósio Nacional sobre o tema: “Estado, Descentralização e Gestão Pública”, realizado na noite de quarta-feira,16, pela Universidade do Contestado (UnC) por meio de seu programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, o prefeito Beto Faria pediu mais investimentos por parte da reitoria da universidade para o fortalecimento do campus de Canoinhas, promovendo o desenvolvimento de toda a região. Em seu discurso, Faria destacou a importância do diálogo da direção com a comunidade acadêmica e com a comunidade canoinhense para difundir ações, buscando estimular o crescimento da instituição no município.
O prefeito disse estar preocupado com a atual situação da Universidade do Contestado. “A comunidade está sentindo a necessidade de um diálogo para deixar claro a intenção da UnC, que por muitos anos foi a entidade que alavancou o desenvolvimento do município. A comunidade abraçou a unificação e hoje observamos que o reconhecimento da universidade com Canoinhas não é aquilo que o nosso campus merece”, disse Faria.
O professor e coordenador da terceira edição do seminário, Walter Birkner, agradeceu a todos que compareceram na abertura do evento, falou sobre a programação do seminário e ainda fez um desabafo sobre a situação da Universidade do Contestado. “Me desculpem a redundância, mas o centralismo é a parte central dos problemas que estamos vivendo. O centralismo e a desconfiança geram atraso”, disse Birkner.
A terceira edição do simpósio aconteceu na Câmara de vereadores e contou com a presença de acadêmicos e lideranças locais. Com palestras e debates o evento acontece até 25 de setembro e tem como objetivo disseminar socialmente os resultados de pesquisas e reflexões acadêmicas, sobre o tema: “Estado, Descentralização e Gestão Pública”, oportunizando a troca de experiências e interpretações sobre tais processos no sentido de avançarmos na efetivação de uma razão de Estado eficiente e eficaz na condução do bem público, alicerçado e fortalecido nos pressupostos da democracia. Como resultados esperam-se um aprofundamento da reflexão, ampliação da produção acadêmica, a instituição de um espaço de estudos entre pesquisadores do tema, com vistas a constituição de uma rede interinstitucional de pesquisa, além de oportunizar uma aproximação entre academia e gestores públicos.