Com 500 pacientes ativos, Caps de Canoinhas não fechará, garante Passos

Governo Federal tem planos de fortalecer comunidades terapêuticas em detrimento dos Caps

 

 

Prefeito Beto Passos (PSD) afirmou nesta segunda-feira, 27, aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) que não fechará a instituição. “Ao contrário, estamos contratando um psiquiatra para atender na unidade”, informou.

 

 

O Governo Federal anunciou este ano que vai privilegiar investimentos em comunidades terapêuticas. Segundo a secretária de Saúde, Zenici Dreher, no dia 7 de junho mais um profissional vai iniciar suas atividades com os usuários da unidade.

 

 

O Caps possui 500 pacientes com prontuários ativos – destes, entre 80 e 100 frequentam ou passam por grupos terapêuticos semanalmente. Atuam no Caps profissionais de diversas áreas como assistente social, psicólogos, farmacêutica, técnica de enfermagem, artesã, profissional de terapia, pedagoga social, médico clínico geral, além de serventes, coordenação e estagiária. Apesar da ampliação da equipe, Zenici lembra que os pacientes têm direito a atendimento nas unidades de saúde.

 

 

Os pacientes percorreram as ruas do município com faixas e cartazes nesta segunda-feira, 27, em alusão Dia Nacional da Luta Antimanicomial (celebrado em 18 de maio). No percurso, foram recebidos pelo prefeito e pela secretária na prefeitura.

 

 

“Respeitamos e lutamos pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, por isso defendemos o fortalecimento da equipe e das ações multiprofissionais para melhor atender as pessoas”, afirma Zenici.

Rolar para cima