Comissionados foram exonerados e despesas com telefone e diárias foram cortados visando adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal
O prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini (PMDB) anunciou um pacote de medidas de contenção de despesas visando ajustar as contas até o final do ano, adequando-se às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Funcionários comissionados foram exonerados, visando adequar a folha de pagamento que hoje chega a 59% do valor mensal arrecadado, 5% a mais do que recomenda da LRF.
Severgnini explica que as medidas devem gerar economia de R$ 250 mil nos próximos três meses.
A analista contábil Marenize Terezinha Brocco ressalta que o dinheiro economizado será utilizado para o pagamento dos fornecedores. Ela destaca que se a Prefeitura não tomar tais medidas o déficit aumentará e o caixa municipal será comprometido.
Severgnini ressalta que as medidas são em decorrência da redução de recursos repassados aos municípios e recuo da receita.
O pacote de cortes inclui ainda a redução de gastos com telefone, energia e combustível. Também foi cancelado o pagamento de horas extras, gratificações, licença prêmio, contratos de estagiários e diárias para viagens.
O prefeito diz que apesar da diminuição de receitas, Major Vieira tenta dar continuidade a prestação de serviços e manter obras de infraestrutura.
HORÁRIO
A partir de 30 de outubro, a Prefeitura de Major Vieira passa a funcionar em horário reduzido. Com objetivo de diminuir gastos, os serviços municipais passarão a funcionar quatro horas por dia, em turno único das 8h às 12h.
Na parte da tarde, ou seja, das 13 as 17 horas haverá apenas expediente interno.