Prefeito de Canoinhas, Beto Faria (PMDB) reagiu a nota publicada na coluna do jornalista Edinei Wassoaski nesta sexta-feira, 20, no jornal Correio do Norte e replicada mais tarde no JMais (leia íntegra aqui) na qual o jornalista relata uma série de reuniões que ele teria tido com altos executivos da empresa Máster, interessada em investir mais de R$ 250 milhões em Canoinhas.
Leia a nota na íntegra:
“Com relação à nota “E as indústrias?” publicada na coluna Matéria-prima, veiculada na edição desta sexta-feira, 20, no jornal Correio do Norte, a prefeitura de Canoinhas esclarece:
Há mais de um ano o município vem mantendo contato com a empresa Master através do prefeito Beto Faria, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Verka e do secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke. Este contato direto tem tido como interlocutores os senhores Mario Faccin, diretor superintendente da empresa e Cleonei Gregolin, gerente de Construções e Manutenção.
A empresa manifestou a intenção de fazer dois tipos de investimentos no Planalto Norte e por isso estava em negociação com vários municípios da região. O primeiro investimento seria na área de produção, com a implantação de uma granja de matrizes para a produção de leitões. Outro possível investimento seria a unidade de abate para o fornecimento de carcaças, com o intuito de abater animais oriundos do Planalto Norte para posteriormente serem transferidos e industrializados na unidade fabril de Videira (Produtos Sulita). O município posicionou claramente a intenção de sediar os investimentos como forma de melhorar a condição de emprego e renda em Canoinhas. Para isso o poder executivo municipal deixou à disposição para receber a unidade de abate, parte do terreno de 90 hectares localizado às margens da BR 280 (anteriormente oferecido à empresa Aurora). Para a unidade de produção (granja), que o município também manifestou interesse, foram prospectadas outras áreas no interior, as quais já foram apresentadas à empresa para avaliação.
O poder executivo municipal vem apoiando a expansão da suinocultura com muita eficiência, tanto na área fabril quanto na de produção. Recentemente a prefeitura apoiou melhorias na unidade fabril do Fricasa e está auxiliando na implantação do Frigo Toti, que deverá ser inaugurado nas próximas semanas e fará o abate de bovinos, suínos e ovinos. A administração municipal tem auxiliado os produtores e novos investidores com utilização de equipamentos para infraestrutura das unidades de produção, tanto no fomento a empresa Master quanto do Fricasa.
Esclarecemos ainda que o jantar/reunião citado pela coluna como “patrocinado pela Associação dos Suinocultores do Planalto Norte, com todos os convidados confirmados e o porco carneado”, foi cancelado a pedido pelo próprio diretor da empresa Máster no gabinete do prefeito municipal.”