Prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) estão cumprindo agenda em Brasília. Eles participaram nesta terça-feira, 3, de uma reunião com Jorge Luiz Macedo Bastos, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Antonio Cesar Sass, diretor superintendente da Autopista Planalto Sul, concessionária responsável por parte da rodovia BR-116.
A conversa foi focada no estudo da duplicação da 116. Os municípios lutam para incluir a duplicação no PAC III, porém ficou esclarecido que se deve estudar a viabilidade sem contar com esta inclusão, pois isso pode demorar. Será apresentado um estudo de viabilidade com a despesa das obras via concessionária.
O presidente da Amplanorte e prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira, esclareceu os diretores sobre a importância do pleito, pois a região agora está trabalhando um Plano de Desenvolvimento Regional – PDR – AMPLANORTE, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, cujos enfoques giram em torno de desenvolvimento econômico, infraestrutura, educação e serviço público.
Segundo o secretário executivo da Associação, Helio Daniel Costa, esta obra, uma vez se confirmada, certamente constituirá em grande mola propulsora do desenvolvimento e servirá de motivação para a instalação de empresas que poderão industrializar a produção da região, gerando milhares de empregos, renda e aumentando a capacidade de investimento dos municípios.
Na reunião também foi abordado o problema do excesso de peso nas estradas vicinais. O pedido foi para que se tente regulamentar esta questão de forma regional.