Na semana passada, o prefeito de Três Barras, Elói Quege (PP) recebeu em seu gabinete os administradores e funcionários da Unidade Prisional Avançada (UPA), para assinar o convênio que ajustará dez detentos que irão trabalhar no município na parte de serviços gerais, supervisionados pela Secretaria de Urbanismo por meio do Secretário Marcio Alves.
Além do secretário e prefeito, estiveram presentes na reunião o novo administrador da Unidade, Alexander Costa, o diretor do Presídio de Mafra, João Renato Shütter, a agente penitenciária Terezinha Schnoveber e também o responsável pela área administrativa, Anderson Luiz de Lima.
A equipe deverá trabalhar em Três Barras, assim como já acontece em municípios vizinhos, com o objetivo de dar oportunidades de ressocialização aos detentos, além de ajudar a Secretaria de Urbanismo no embelezamento da cidade.
Na reunião foi discutida também a importância da participação das pessoas e do poder público na inclusão dos detentos novamente na sociedade. De acordo com o administrador da UPA, o trabalho será regrado, supervisionado e será “uma oportunidade de ressocializar esses jovens de 18 a 28 anos”, explicou Costa.
O ex-administrador da UPA, João Renato, também mencionou que a maioria das pessoas não imagina que fomentando a oportunidade dos detentos trabalharem e estudarem a possibilidade de regressão é pequena. “Somos responsáveis por isso, em salvar, recuperar e não somente punir esses jovens que muitas vezes não tiveram as mesmas oportunidades que outros jovens”, afirmou.