Entendendo que o esporte é fundamental para a qualidade de vida, a prefeitura de Canoinhas está apoiando a delegação que representará o município na oitava edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) que inicia esta semana em Criciúma. Na manhã desta quinta-feira,14, o prefeito Beto Faria conversou com o grupo de dança da terceira idade que recebeu os kits de vestimenta que serão utilizados nos jogos.
Foram adquiridas 15 calças, 15 casacos, 15 camisas e 15 gravatas, além dos 15 pares de sapatos que irão compor o figurino do grupo de dança da terceira idade que representará o município. “É motivo de muita alegria estar com os grupos de terceira idade. Hoje, em especial, com o grupo de dança que mostra a alegria e disposição dos idosos de nosso município. Espero que eles aproveitem o Jasti, que é mais que uma competição, é um momento de encontro de amigos”, comentou o prefeito.
O grupo canoinhense apresentará a dança “Uma noite de gala”, desenvolvida pelo coreógrafo Sérgio Teixeira da Silva, que tem como assistente a coordenadora do Programa de Apoio e Valorização ao Idoso (Pavi), Lucimeri Santi. Além de custear as roupas e calçados do grupo de dança coreográfica, a prefeitura de Canoinhas também é responsável pela locação de trajes para o casal que representará o município na modalidade de Dança de Salão.
Nesta edição dos jogos, Canoinhas será representada por 33 atletas, que disputarão as modalidades de Dança Coreográfica; Dança de Salão, para pessoas com idade superior a 70 anos; Bocha; Bolão; Dominó e Canastra. Para que a delegação possa ir até Criciúma e retornar a Canoinhas com conforto e segurança, a prefeitura contratou empresa responsável pelo transporte dos atletas. A hospedagem da delegação também será custeada pela prefeitura, que é responsável ainda pelo pagamento do almoço, jantar e das refeições intermediárias durante todo o período de permanência dos atletas nos Jasti. De acordo com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer, o município aplicará R$29.463,00 no custeio das despesas da delegação canoinhense nos Jogos da Terceira Idade.
Além dos atletas também seguem para Criciúma, Gerson Dobroschinskei, gestor Esportivo do município; a Coordenadora do Programa de Apoio e Valorização da Terceira Idade, Luciméri Santi, e o Coreógrafo Sergio Teixeira. Os Jasti, criado por indicação do deputado Estadual Antonio Aguiar, tem o objetivo de estimular a participação do idoso em atividades esportivas, recreativas e de lazer, ampliando as possibilidades de uma melhor qualidade de vida. A edição do ano passado por jogos aconteceram em Canoinhas.
Conforme a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), organizadora do evento, pelo menos 2.550 atletas representando 152 municípios catarinenses estarão na cidade, entre os dias 16 e 21 de maio, participando das competições esportivas. Ao todo mais de 5 mil pessoas são esperadas para prestigiar a competição, que tem como primeiro compromisso das delegações o Congresso Técnico, marcado para sexta-feira, 15, no centro de convivência da Terceira Idade. Já a Abertura Oficial está marcada para às 19 horas, no Ginásio Municipal Valmir Orsi, no bairro Santa Bárbara.