Desde sexta-feira, 18, muitas empresas do município de Canoinhas não conseguiram realizar a emissão e impressão de Notas Fiscais Eletrônicas. Conforme o setor de Tributos da prefeitura, o problema ocorreu com o Software da empresa Betha Sistemas, que é a responsável pela emissão e impressão das Notas. Grande parte das empresas que utilizam o sistema A3 e A1 estão encontrando impedimentos para emissão das notas.
Durante a manhã desta segunda-feira, 21, servidores da prefeitura estavam em contato direto com a empresa responsável pelo sistema, que em seguida enviou um laudo técnico da situação que ocorre com o Software. Conforme as informações enviadas pela Betha os erros ocorrem e podem ser sanados com os seguintes dados:
ERRO: BTHx0001
Erro: Falha ao iniciar a aplicação.
Causa: Já existe uma aplicação utilizando a porta de comunicação 18881 (padrão do sistema)
Solução: Para que a aplicação funcione corretamente, é necessário que seja fechada a aplicação que está rodando com a porta 18881.
ERRO: BTHx0002
Erro: Falha ao iniciar a aplicação.
Causa: Já existe uma instância da aplicação em execução. Verifique se a mesma está no System Tray. Caso esteja, basta clicar sobre o link para o uso.
Solução: Lembrando que ao clicar no botão Assinar ou Emitir e Assinar no e-Nota, o aplicativo é exibido (caso esteja em execução).
ERRO: BTHx003
Erro: Drive do smartcard e/ou token não encontrado
Causa: Não foi encontrado um driver homologado e compatível com a aplicação.
Solução: Verifique se o smartcard e/ou token está/estão instalado(s) no computador. Feche o aplicativo e abra-o novamente. Caso esteja instalado, entre em contato com a sua prefeitura informando o modelo e versão do leitor do smartcard ou do token.
ERRO: BTHx0004
Erro: Erro ao verificar os navegadores.
Causa: Não foi possível verificar a integridade dos navegadores.
Solução: Verificar se o sistema operacional é compatível com a aplicação. Caso seja compatível, entre em contato com a sua prefeitura informando o sistema operacional, distribuição e versão utilizado.