Confirmada a previsão de chuva forte, pelo menos 10 cidades do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina já registram estragos nesta terça-feira, 14, com as condições adversas do tempo, conforme a Defesa Civil do Estado.
Os municípios mais atingidos na madrugada foram Chapecó, Joaçaba, Xanxerê, Xaxim, Maravilha, Abelardo Luz e São Miguel do Oeste. As ocorrências vão de queda de árvores e de energia elétrica até alagamentos e vendavais.
Nesta segunda-feira, 13, a Defesa Civil havia emitido alerta de granizo na região de Três Barras, o que não se confirmou. No sudoeste do Paraná, na região de Francisco Beltrão, no entanto, um temporal com chuva e ventos fortes deixou pelo menos 19 pessoas feridas na noite desta segunda-feira, 13. De acordo com o Instituto Simepar, há a possibilidade de que o temporal tenha sido, na verdade, um tornado que atingiu a região. Contudo, ainda não é possível confirmar essa informação.
Segundo o Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado de SC, permanece o alto risco de temporal ( rajadas de vento entre 60-90km/h e granizo) no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, com incidência intensa de raios, nas próximas 3 horas.
CANOINHAS E REGIÃO
Para a região de Canoinhas, a previsão é de tempo encoberto com chuva a partir da tarde. A mesma previsão persiste nesta quarta-feira, 15.
A previsão de chuva preocupa a Defesa Civil. A chuva que caiu nos últimos dias elevou o nível dos rios da região. O Negro, que passa por Três Barras, subiu 28 centímetros nesta segunda-feira, 13, pela tábua da Copel, que fica na divisa entre Santa Catarina e Paraná, em Três Barras. O nível do rio está em 3,50m, sendo que o nível de alerta é de 6,25m, ou seja, faltam 2,75m para atingir este nível.
Já o rio Canoinhas está com 4,85m de cheia. Mais 40 centímetros de cheia e a água alcançará o nível de alerta.