Chuva mais forte deve cair na quinta-feira, 5
A semana será de tempo fechado e chuvas ocasionais em Canoinhas e região. Apesar da abertura de sol durante o dia nesta segunda-feira, 3, deve chover à noite. A temperatura fica entre 13 e 23 graus.
Para terça-feira, 4, nebulosidade variável e chuva isolada com temperatura entre 13 e 24 graus. Já na quarta-feira, 5, sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite e temperatura entre 16 e 22 graus.
A quinta-feira, 5, deve ser chuvosa, melhorando à noite, com temperatura entre 17 e 25 graus.
Na sexta-feira, 6, Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Temperatura entre 13 e 24 graus.
A previsão é da Epagri Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado.
TRIMESTRE
A previsão é de chuva próxima à média climática em boa parte de SC, no trimestre. No Oeste, a chuva pode ficar ligeiramente abaixo da média. Uma característica que deve marcar o trimestre é a diferença dos valores mensais de chuva, intercalando um mês mais seco com outro mais chuvoso.
No trimestre as chuvas diminuem em relação aos meses deverão, ficando com valores de 120 a 200 mm mensais no Oeste e Meio Oeste, e de 80 e 140 mm do Planalto ao Litoral. As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.
TEMPERATURA
A previsão é de valores próximos à média climatológica, no trimestre. Em abril, as massas de ar frio devem baixar gradativamente a temperatura com geada mais fraca no início da estação, sobretudo no Planalto Sul. A partir de maio, as massas de ar devem chegar ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com chance de geada ampla em Santa Catarina.
São caraterísticas do outono: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.