Primeiro dia de disputa dos Jasti movimenta Canoinhas

Foto: No salão paroquial da Igreja Matriz 160 jogadores participam do truco, dominó e canastra/ Antonio Prado/Fesporte

Depois da festa da abertura na terça-feira, a quarta-feira, 14, foi de intensa movimentação nos locais de competição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina, em Canoinhas. Competições de bocha, truco, canastra dominó dança de salão e coreografada deram o pontapé inicial dos Jasti nas disputas por medalhas. Os Jastis, que são promovidos pela Fesporte e Prefeitura de Canoinhas, terminam no sábado (17) com a participação de 1.600 atletas com idade a partir de 60 anos de 157 municípios.

Quem foi ao primeiro dia de competição do truco, dominó e canastra no salão paroquial da Igreja Matriz, pôde ver uma pequena amostra da grandiosidade dos evento: um salão lotado de jogadores, dirigentes e torcedores. Entre os participantes 108 homens e 58 mulheres perfazendo um total de 160 jogadores espalhados por mesas. Nelas, concentração, estratégia e nervosismo.

E acima destes três componentes um sentimento comum a quase todos os jogadores: a felicidade de estar participando de um evento esportivo estadual, não importando se a medalha, no final seria de ouro, prata ou bronze.

 

PARTICIPAÇÃO

Para o seu Deolindo Gurjato, 69 anos, integrante do time de canastra de Guarujá do Sul, participar dos Jasti significava a personificação da felicidade. “Eu e meu parceiro Odair Perin, ganhamos a primeira partida de Santiago do Sul e perdemos a segunda para Lontras. Não sei o que vai acontecer amanhã (quinta-feira) na segunda rodada, mas só de participar já me considero um campeão”, dizia com felicidade enquanto conferia a tabela dos próximos jogos.

Outra que era o retrato da satisfação era dona Maria da Glória Moreira, de 63 anos, de São Francisco do Sul, que disputou o torneio de dominó fazendo dupla com a irmã Maria da Conceição Marcos, de  62 anos.  “Vencemos duas partidas, de Arroio do Trinta e de Catanduvas, gostei muito de nossa participação. Foi um jogo muito tranquilo e na segunda fase jogaremos contra Rio Negrinho, se vencermos ótimo, se não, ótimo também, pois só o fato de estarmos aqui já é uma vitória”.

Nos primeiros resultados do dia Orleans venceu por 12 a 3 Caxambu do Sul na bocha masculina. Na feminina Laguna passou por Campos Novos: 12 a 9.

Na canastra, entre os homens, a primeira vitória do dia foi do município de 13 de Maio que fez 3.280 pontos diante de Canoinhas, que só conseguiu 2.580 pontos. Entre as mulheres a vitória inicial da competição veio com Garuva que fez três 3.000 pontos diante de Pomerode: 1.030.

Já no truco masculino Chapecó passou com dificuldade sobre Corupá: 2 a ,1 e no feminino vitória fácil de Fachinal dos Guedes diante de Porto União: 2 a 0.

Rolar para cima