Primeiros testes rápidos realizados em Canoinhas foram negativos

Foram testados inicialmente profissionais da Saúde e da Segurança Pública de Canoinhas

 

 

 

Em entrevista coletiva on-line da Prefeitura de Canoinhas na tarde desta quarta-feira, 3, a secretária de Saúde, Katia Oliscowicz, e o prefeito Beto Passos, informaram que dos 200 testes rápidos realizados nesta semana no município, 60 resultados já foram divulgados e foram todos negativos para covid-19.

 

 

 

Foram testados inicialmente, segundo a secretária, profissionais da Saúde e da Segurança Pública de Canoinhas, além de testes aleatórios em pessoas do comércio. A testagem em massa da população teve início nesta segunda-feira, dia 1.º.

 

 

 

Além da testagem, a Secretaria de Saúde está fazendo também uma pesquisa para saber se as pessoas estão adotando as medidas preventivas como o uso de álcool gel e máscara e o respeito ao distanciamento entre pessoas.

 

 

 

Há 600 testes PCR hoje para serem realizados. Destes testes, 500 foram adquiridos pelo Município e 100 foram doados pela empresa WestRock. A WestRock estará doando 80 testes semanais para a Secretaria de Saúde.

 

 

 

Atualmente Canoinhas possui 55 casos positivos, mas sem internamento na Ala Covid-19 do Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

 

 

 

Durante a coletiva, foram anunciadas novas ações de enfrentamento ao coronavírus para a próxima semana como a desinfecção das ruas, que está em processo de contratação. Serão instalados três túneis de desinfecção na Central de Referência Covid, ao lado do Hospital Santa Cruz, na Unidade Básica de Saúde do Campo d’Água Verde e na área central de Canoinhas, próximo aos bancos. Está previsto ainda a aquisição de aparelhos para a desinfecção interna de veículos da Saúde, que fazem transportes de pacientes.

 

 

 

Passos disse que a higienização das ruas será uma ‘grande operação de guerra’: “tudo isso é para proteger a nossa população canoinhense. Não existe nada mais importante do que a sua vida, da sua família e das pessoas que você ama. Não se assustem”.

 

 

 

Prefeito lembrou ainda que nas próximas semanas máscaras serão entregues em domicílio.

 

 

 

COMÉRCIO

Quanto à jornada de trabalho a ser reduzida pelo comércio de Canoinhas, sugerida pela Prefeitura, a secretária Katia informou que serão tomadas medidas somente a partir dos resultados apresentados pela testagem e pesquisa.

 

 

 

Quanto ao fechamento do comércio, Passos afirmou de antemão que não há possibilidade. “Não podemos deixar que a onda de desemprego avance”, ressaltou o prefeito.

 

 

 

Em reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o pedido da administração municipal foi de que as lojas continuem seguindo com as recomendações do uso de máscaras, álcool gel e distanciamento de pessoas.

 

 

Passos também falou sobre reuniões com Ministério Público e representantes do comércio: “estamos analisando todos os cenários, mas vamos aguardar a vinda de todos os resultados para tomar alguma medida de maior restrição se for necessário”, disse Passos.

 

 

Rolar para cima