Serviços administrativos externos estão interrompidos
A frota do Município de Canoinhas está parada. A decisão do prefeito Beto Passos (PSD) de interromper serviços administrativos externos para priorizar o transporte de pacientes foi respaldada na manhã desta quinta-feira, 24, em reunião com a equipe de governo. “Todos os nossos veículos que possuem combustíveis estão à disposição da Saúde para transporte de pacientes. Neste momento precisamos zelar pela vida da nossa população e a maneira encontrada pelo Governo é economizar combustível para que se necessário for possamos deslocar os canoinhenses que passam por problemas urgentes de saúde”, explica Passos.
Os serviços essenciais na Saúde como o transporte de pacientes para a realização de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia estão funcionando. De igual forma não haverá interrupção no atendimento com ambulância e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A paralisação dos veículos da prefeitura é decisão que acompanha o posicionamento de todos os municípios que compõem a Amplanorte (Associação dos Municípios do Planalto Norte). Servidores estão em atividades internas. “A paralisação da frota ocorre para que possamos garantir o transporte na Saúde”, garante o prefeito Beto Passos.
AULAS
O transporte escolar dos alunos é terceirizado em Canoinhas, por isso as aulas na rede pública municipal estão mantidas até esta sexta-feira, 25.
COLETA DE LIXO
Em princípio, a coleta de lixo em Canoinhas será realizada normalmente pela prestadora do serviço. “A empresa nos garantiu que consegue recolher os resíduos porque possui estoque de combustível”, afirma o secretário Hilário Kath. Está suspensa, até a normalização das atividades, o recolhimento de galhos realizado pela Secretaria do Meio Ambiente.
APOIO AOS MOTORISTAS
O Município de Canoinhas informa que apoia o protesto de motoristas, agricultores e profissionais do transporte e que está disponibilizando banheiros no Parque de Exposições Ouro Verde e no Portal de Canoinhas para os participantes da mobilização. Na manhã desta quinta-feira, Passos conversou com os manifestantes e na condição de presidente da Amplanorte entregou moção de apoio dos Municípios às lideranças do movimento. “Sofremos com os aumentos abusivos do combustível e sabemos que a luta é por todos nós porque afeta a todos e por isso demonstramos nosso apoio”, disse Passos. O documento da Amplanorte será encaminhado à bancada catarinense em Brasília e também a Assembleia Legislativa de SC.
DELIBERAÇÕES
Nova reunião será realizada pelo governo nesta sexta-feira, 25, para avaliação e novas deliberações.