19 de agosto de 2020
Folha de S.Paulo
Despenca adesão a isolamento, e 46% se dizem otimistas
O número de brasileiros que se dizem em total isolamento ou que só saem de casa quando é inevitável vem caindo e atingiu o menor índice em agosto, apesar do número de mortes diárias pela Covid-19 não arrefecer, mostra pesquisa Datafolha.
Em 17 de abril, dia em que foram confirmadas 210 mortes pela Covid-19 no país, 21% dos brasileiros se diziam em isolamento completo e 50% diziam que só saíam de casa quando era inevitável. Em 11 de agosto, quando foram confirmadas 1.274 mortes, o total de brasileiros que se diziam em isolamento total foi de 8%, enquanto a taxa de pessoas que diziam evitar sair foi de 43%.
Apesar de a pandemia estar em fases diferentes em diferentes regiões no país —com o número de novos casos e mortes em queda no Norte e em aceleração no Sul e no Centro-Oeste— os brasileiros têm se comportado de maneira similar em todo o país, variando pouco além da margem de erro, independentemente da região, na pesquisa Datafolha.
- Ministérios pedem mais para 2021 e pressionam teto
- Medida provisória pode prorrogar auxílio mais baixo
- Falas democratas buscam solidificar arco anti-Trump
- Kamala Harris reflete a demografia mudada dos EUA
- Perseguida, menina foi ao hospital no porta-malas
- Para Covas, aula na capital paulista não deve voltar em setembro
O Estado de S.Paulo
Covas veta aulas em setembro e escolas privadas vão à Justiça
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), descartou a hipótese de reabertura das escolas públicas e privadas da capital em setembro para algumas atividades, possibilidade aberta pelo Estado. Inquérito sorológico feito com 6 mil alunos de 4 a 14 anos da rede municipal mostrou que 16,1% deles têm anticorpos para o coronavírus. Desses, 64,4% são assintomáticos para a covid19, dado que preocupa a gestão municipal pela possibilidade de disseminação da doença. Segundo Covas, a volta às aulas em outubro ainda será avaliada, com base em dados de outros três inquéritos, que incluirão alunos de instituições privadas e estaduais e informações de contaminação dentro das famílias. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo anunciou que pretende mover ação judicial para retomar atividades presenciais em 8 de setembro. A ideia é retornar de forma opcional e escalonada, com a adesão ao ensino presencial condicionada à decisão dos pais de cada estudante.
- Governo estuda passar verba de censo do IBGE para a Defesa
- TSE rejeita perda de mandato por abuso religioso
- Acusado de estuprar criança é preso em MG
O Globo
Bolsonaro admite ‘briga enorme’ por verbas em 2021
Censo deve ser adiado, e parte de seus R$ 2,3 bi direcionada a militares
- Entidades pedem à Câmara valorização do jornalismo
- Guedes e partidos divergem sobre valor do auxílio
- Ameaçada, menina relata alívio ao ver que tio foi preso
- Rio quer aulas em setembro; SP decide o oposto
- Plano contra covid só protege 30% das terras indígenas