Coordenador da Coopesa, esclareceu que, não se trata da mensalidade, mas sim de uma taxa anual para despesas de manutenção dos animais
O Procon de Canoinhas realizou na tarde desta sexta-feira, 24, uma reunião com representantes do Cedup Vidal Ramos e com a Cooperativa Escola dos Alunos do Colégio Agrícola Vidal Ramos (Coopesa). De acordo com o Procon, foram tratados assuntos pertinentes à cobrança de mensalidade dos alunos que frequentam o Cedup durante o período de pandemia.
Diego Gevieski, coordenador da Coopesa, esclareceu que, não se trata de mensalidade, e sim uma taxa anual que pode ser parcelada em dez vezes, com a qual são assegurados os pagamentos de despesas para manutenção de suínos, aves, produção de leite, entre outras. As demais despesas, tais como pagamento de funcionários e alimentação, são mantidas através de repasse estadual, que não vem ocorrendo devido a pandemia de coronavírus, frisou Gevieski.
De acordo com o coordenador da Coopesa, com a diminuição de arrecadação, considerando o não repasse estadual, aumentaram as despesas pagas com recursos da Cooperativa, pois houve gastos não previstos, tais como a contratação de funcionários para manter os cuidados com animais e hortas, já que alunos e professores não podem frequentar o Colégio.
Gevieski informou que na quinta-feira, 23, foi realizada reunião online entre a cooperativa, representantes do Colégio e Conselhos Fiscal e Administrativo, que são compostos por alunos do Colégio, onde ficou definido que referente as parcelas que deveriam ser pagas nos meses de abril e maio deste ano, essas poderão ter seus vencimentos prorrogados sem a cobrança adicional de juros e multas.
Foi destacado também pelo coordenador da cooperativa, que estão sendo prestadas aulas online aos alunos, e que as que por ventura precisem ser futuramente compensadas durante o período em que haveria recesso escolar, serão devidamente prestadas sem cobrança adicional.
João Carlos Martins de Matos, diretor geral do Cedup destacou ainda que está sendo estudado o caso dos alunos bolsistas, para que, caso seja possível, seja disponibilizada outra forma para pagamento dessas parcelas. “A cooperativa tem como principal objetivo trabalhar para o aluno, por este fato todas as ações que estão sendo desenvolvidas estão sendo pensadas principalmente neles”, afirma João Carlos.
A coordenadora do Procon, Etiene Jaqueline Prado de Almeida, afirma que “a intenção é zelar pelo direito do consumidor que teve sua renda familiar afetada por conta da pandemia de coronavírus, e que o objetivo é chegar num consenso sem que ninguém saia prejudicado”. Para isto, recomenda à população que entre em consenso junto às instituições de ensino, buscando uma forma que ninguém saia prejudicado.
“Colocamos o Procon à disposição para auxiliar na realização de acordos entre alunos e instituições, com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores canoinhenses”, finaliza Etiene.