Mais 700 atendimentos, entre registros de reclamações e processos administrativos, foram feitos pelo Procon de Canoinhas este ano. Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon busca garantir relações comerciais saudáveis, para isso orienta e informa a população sobre os direitos do consumidor, além de fiscalizar as relações de consumo.
De acordo com o novo coordenador do Procon no município, Wagner Bilitzki, os maiores motivos de reclamações são as empresas de telefonia, bancos, agências de empréstimos e financiadoras. “Em um primeiro momento, o Procon procura fazer a conciliação com o consumidor e empresa, ou prestador de serviço, sem precisar abrir um processo administrativo. Se não haver um acordo é feita a ocorrência enquadrando as medidas legais do código de proteção e defesa do consumidor. Para isso, é preciso que o reclamante tenha em mãos seus documentos pessoais, Identidade, CPF, comprovante de residência, nota fiscal do produto ou documentos relacionados com a reclamação e um relatório da reclamação, que pode ser entregue manuscrito ou digitado”, explica Bilitzki.
O Procon está localizado na Rua Getúlio Vargas, n° 560, esquina com a Coronel Albuquerque e atende de segunda a sexta-feira das 13h às 19h. Para tirar dúvidas, o consumidor pode procurar os atendentes, utilizar a Central do Procon, pelo telefone 151, ou o email [email protected].