Texto: Lúcio Colombo
Editor de Jornalismo da Rádio Milenar FM
Produtores do município de Irineópolis estão jogando leite fora desde esta quarta-feira, 25, por causa da greve dos caminhoneiros. Desde segunda-feira, 23, a BRF e a Alfa, maiores compradores do leite produzido na região, suspenderam a coleta de leite por causa dos bloqueios das estradas.
Os caminhoneiros de Santa Catarina não aceitaram as propostas feitas pelo governo federal e decidiram continuar com a greve por tempo indeterminado.
Em Irineópolis, contabilizando o leite jogado fora, desde quarta-feira, e nesta sexta-feira, 27, já serão 45 mil litros, causando um prejuízo de cerca de R$ 45 mil aos 60 produtores pertencentes à Associação de Produtores de Leite do Município de Irineópolis.
A informação foi do tesoureiro da associação, Moacir Sfair, à rádio comunitária, Milenar FM na manhã desta quinta-feira, 26. Ele afirmou que a situação para economia das famílias dos produtores ficará ainda mais caótica, se a partir desta sexta-feira a BRF e Cooperalfa não voltarem a recolher o leite.
Da produção de sua propriedade, Moacir Sfair já jogou fora mais de 1.200 litros de leite, somando a produção dos últimos dois dias. “Sou a favor de que o preço do óleo diesel seja mantido no patamar de 2014. Apoio o movimento dos caminhoneiros, mas quem vai ressarcir o prejuízo que os produtores estão tendo com a falta da coleta do leite?, questionou Moacir Sfair.