A Assembleia Estadual do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte-SC) deliberou na tarde desta quarta-feira, 3, por ampla maioria, a suspensão da greve que começou em 24 de março. Uma nova Assembleia está marcada para o dia 5 de agosto, para avaliar os resultados das negociações. A primeira reunião da mesa de negociação já está marcada para a próxima segunda-feira, 8. Cerca de 3 mil trabalhadores em educação participaram e avaliaram o documento enviado na terça-feira, 2, pelo Governo. O encontro aconteceu no pavilhão da Efapi, em Chapecó.
No último documento enviado pelo Governo, está explícito que o acordo feito anteriormente continua válido, apesar de o Governo ter afirmado anteriormente que o acordo proposto não tinha mais validade. Além disso, o documento indica outros pontos importantes de negociação, que podem abrir perspectivas no debate da nova carreira do magistério catarinense.
Na região de Canoinhas cerca de 50 professores tinham aderido à greve.
Em nota, a Secretaria de Estadual de Educação informou que irá publicar na semana que vem uma portaria com as diretrizes para a reposição das aulas perdidas durante o período de greve.
Os principais encaminhamentos aprovados foram os seguintes:
1 – Suspensão imediata da greve iniciada em 24 de março para a discussão com o governo em mesa de negociação;
2 – Estabelecer mesa de negociação com o governo;
3 – A realização de uma nova assembleia estadual dia 5 de agosto;
4 – Os participantes da mesa de negociação serão definidos pela diretoria executiva do Sinte-SC.