Professores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação de SC (Sinte) fizeram novo protesto na tarde desta quarta-feira, 20, na sede da Gerência da Educação de Canoinhas. Dessa vez, eles protestaram contra a contratação de Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) para cumprir a função de professores em greve.
As Gerências Regionais de Educação já chamaram 113 professores ACTs para normalizar as aulas. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a adesão à greve é de 6% do total de professores. Ainda de acordo com o Governo, esse número vem diminuindo a cada dia. Cada Gered está analisando a situação das unidades escolares de sua região para realizar o processo de substituição. Cerca de 800 vagas estão abertas para a substituição de professores paralisados.
A contratação de professores já foi realizada em 13 Gereds. Em Jaraguá do Sul, por exemplo, foram contratados 30 profissionais. Porém em alguns casos, as gerências adiaram em alguns dias a chamada dos professores ACTs pela promessa de retorno as aulas dos professores que já ocupam a vaga.
Na regional de Canoinhas, onde a adesão é bastante baixa, ainda não houve substituição de professores.