Outubro é o mês de prevenção a saúde da mulher e combate ao Câncer de Mama e de Colo do Útero e em Irineópolis as atividades estão sendo diversificadas. A localidade de São Pascoal foi sede do Programa Útero é Vida, nesta quinta-feira, 9. O Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Comunitário de Irineópolis e com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis. O objetivo do Programa é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades do interior, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.
O médico Vinícius Marques Kingerski que atende na localidade de São Pascoal diariamente avalia o evento como excepcionalmente positivo. “O evento é voltado à prevenção e traz muitas informações sobre saúde da mulher, pois temos que pensar em prevenção, visando a diminuição da taxa de mortalidade e pensando na qualidade de vida das mulheres”, ressaltou. O médico comentou ainda que infelizmente o exame do Papanicolau ainda tem tido uma procura pequena e isso precisa mudar. “Muitas mulheres esquecem ou tem medo de fazer esse exame, mas ele é de extrema importância. Oriento que todas as mulheres em idade fértil devem fazer uma vez ao ano.”
O programa realiza eventos que atendem de 150 a 300 mulheres por vez. Neles, as participantes fazem exames de detecção da doença, assistem a palestras educativas e têm acesso ao espaço beleza, onde podem fazer cortes de cabelo, escovas e manicure. Simultaneamente às atividades da mulher acontece um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer. Em Irineópolis, o Espaço Beleza foi promovido pelas alunas dos cursos de Cabeleireiro e Manicure do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário.