Programa trabalha nas escolas com aulas semanais
O Mente Inovadora é um programa desenvolvido pela Mind Lab, empresa que realiza pesquisas de inovação e desenvolvimento de tecnologias educacionais. O programa possui uma metodologia exclusiva e é aplicada em parceria com instituições de ensino que trabalham atividades em grupo para desenvolver habilidades. O foco do Mente Inovadora é fazer pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões.
Integrado a escola, o programa trabalha nas escolas com aulas semanais onde são desenvolvidas tarefas em grupo e jogos de raciocínio mediados pelos professores, que direcionam ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais.
No município de Canoinhas o programa Mente Inovadora foi implantado em 2014 em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, selecionadas de acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria de Educação. Em 2016 foi dado continuidade ao programa com as mesmas escolas, sendo elas: EBM Evaldo Dranka; EBM Achilles Pazda; GEM Frei Fabiano Gadzinski e EBM Dr. Aroldo de Carneiro de Carvalho, participando atualmente com 843 alunos de anos iniciais e finais do ensino fundamental.
No mês de março aconteceu a formação inicial para os aplicadores do programa, totalizando 12 horas. De acordo com a diretora pedagógica Elfi Irene Noemberg Pangratz, mensalmente ocorrem encontros de formação continuada conduzidos pela coordenadora Katrin Schmitz de Alvarenga,onde são exploradasa Plataforma Mind Lab. “Nos encontros mensais é trabalhado a composição curricular (eixos estruturantes), os conceitos, habilidades priorizadas, métodos, mediações, transcendências, regras e objetivos das aulas e dos jogos de raciocínio a serem trabalhados durante o mês. Também os professores aplicadores realizam a continuidade do curso com atividades à distância na plataforma do Mind Lab. O nosso objetivo com isso é fazer com que professores e alunos aprendam a lidar com conflitos, mas principalmente estimular a criatividade, a liderança e a segurança na hora de tomar suas decisões”, explicou a diretora pedagógica.