Pronto Atendimento atendeu 295 pessoas no final de semana

Vinte e três foram trazidas pelos serviços de urgência e emergência                                     

 

Aproximadamente uma pessoa a cada duas horas foi trazida a Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas (UPA) neste final de semana pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, outras 272 chegaram à UPA pela porta da frente, por conta própria, fazendo com que a Secretaria de Saúde registrasse 295 atendimentos somente neste final de semana.

 

“Números são frios, mas eles refletem o cotidiano da UPA que sempre está atendendo. As vezes as pessoas podem ter a impressão de que tudo está calmo, mas elas mesmas acabam não vendo o que acontece nos bastidores e nos outros setores justamente porque a UPA possui duas portas de atendimento: a primeira é para as pessoas que chegam por conta própria e a segunda é para pacientes conduzidos pelos Bombeiros ou Samu”, comenta a secretaria de Saúde Alexandra Lavina Iglikowski.

 

Somente no sábado, durante o dia, a UPA fez sete internamentos para pacientes trazidos pelo Samu e Corpo de Bombeiros. “Estes encaminhamentos, assim como os para exames demoram e exigem uma demanda grande da equipe”, explica Alexandra. No final de semana, duas pessoas faleceram na UPA que atendeu ainda múltiplas vítimas de um grave acidente na BR-280.

 

“Vítimas de acidentes e pessoas que chegam pelo Samu ou Bombeiros demandam tempo e esforço de toda a equipe em algumas circunstâncias. Afinal, estamos salvando vidas nestes atendimentos”, lembra Alexandra. Para atender aproximadamente 150 pessoas por dia, 40 funcionários atuam na unidade em regime de plantão.

 

Rolar para cima