O governo municipal não vê como preocupante o iminente desembarque do PSD da base aliada. Aliás, vê como incoerente a busca por um novo rumo, considerando que o partido é, hoje, o principal aliado do PMDB de Canoinhas. Uma das principais vitrines da atual administração, a Secretaria de Habitação, está nas mãos de Célio Galeski e, não obstante, Beto Faria (PMDB) ofereceu outra secretaria ao partido. Se um dos três vereadores do PSD desejar ser secretário a fim de privilegiar os suplentes, assim será. Há de se contar que vários cargos de segundo escalão são ocupados por gente do PSD.
Essa avaliação do governo faz pensar sobre o papel de Beto Passos no PSD. O hoje petista deve assumir a presidência do PSD até o final do ano, o que considera um gesto de confirmação de sua candidatura a prefeito. A um ano do período de convenções, vale lembrar que com Passos ou sem Passos, só saberemos o real posicionamento do PSD daqui a um ano. Isso porque é o diretório quem escolhe os rumos do partido. Funciona da seguinte forma: os filiados elegem 45 membros que vão compor o diretório. Cabe a eles decidir se o partido terá candidato a prefeito e/ou vice ou se apoiará o candidato de uma eventual coligação. O diretório define, também, os candidatos a vereador. Dessa forma, é impossível encarar como uma garantia de candidatura a bênção do governador e a presidência do partido. No diretório, Passos é só mais um voto, assim como os entusiastas de sua candidatura. Sem a maioria dos 45 membros do diretório, nada feito.
Há quem garanta que quem hoje puxa Passos para o PSD no ano que vem deva influenciar o diretório para rumo contrário.
Cobrança
Membros do PMDB estão pressionando o prefeito Beto Faria (PMDB) a cobrar um posicionamento oficial do PSD, que ao mesmo tempo em que se articula para romper com o governo, pretende trazer Célio Galeski (PSD) de volta para a Câmara em novembro, a fim de disputar a presidência da Casa com Paulo Glinski (PSD). O partido teria programado a nomeação de Osmar Oleskovicz (PSD) para a prestigiada pasta da Habitação. Tudo isso sem dar nenhuma satisfação sobre seu posicionamento em 2016. Assim fica fácil ser oposição, avaliam os questionadores.
Na semana passada o vice-governador Eduardo Pinho Moreira esteve na Alemanha, onde se encontrou com diretores da Kromberg & Schubert, empresa de chicotes automotivos que chegou a manifestar intenção de se instalar em Canoinhas. Ao que tudo indica, da conversa, saiu a preferência por instalar a unidade em Mafra, bem mais próxima dos portos, fator decisivo para a empresa.
O infortúnio de Eto
Prefeito agora com mandato cassado, Roberto Scholze (PT) já fala em trocar de partido ao mesmo tempo em que busca na Justiça reaver o cargo. Para ele, seu infortúnio vem com selo de garantia da Câmara de Vereadores de Mafra. Um dia antes da cassação do mandato pela Câmara, Eto se reuniu com um grupo de vereadores e tentou argumentar, o que, aparentemente, foi compreendido por todos. Depois de seis horas de sessão, no entanto, os “companheiros” viraram a casaca. Nada mais previsível em se tratando de política.
Questão de segurança
São preocupantes as questões relacionadas à segurança do Hospital Santa Cruz. Segundo denúncia enviada à coluna, faltam saídas de emergência e se houver um incêndio de grande proporção, nem os bombeiros têm como entrar pra combater o fogo. O administrador do HSC, Derby Fontana, diz que o problema está na ala antiga, que não proporciona condições de adequação às normas. Para isso, seria necessário reconstruir tudo. A ala nova, no entanto, respeita todas as normas de segurança.
Na segunda-feira, 8, o prefeito em exercício, Wilson Pereira (PMDB), repassou o cargo ao prefeito Beto Faria (PMDB), que retornou depois de dez dias de férias passadas no nordeste.
O fato de os dez dias em que foi prefeito ter coincidido com um feriado prolongado fez Pereira ouvir piadinhas comparando Faria a Leoberto Weinert (PMDB), que nunca tirou férias por mais de 15 dias. Centralizador, Weinert não confiava nem no próprio bigode, diziam as más línguas.
RÁPIDAS
FORA: João Linzmeier não é mais gerente de infraestrutura da SDR Canoinhas. O engenheiro foi exonerado na semana passada.
NÃO FOI: Havia expectativa de que a Ferrovia do Frango entrasse no programa de concessões anunciado esta semana pelo Governo Federal.
COMPADRIO: Vereador Barriga denunciou que a administração do Cemitério de Três Barras estaria favorecendo determinadas funerárias de Canoinhas.
61%: dos prefeitos que concorreram a reeleição obtiveram sucesso em 2012. Entre os governadores, a taxa de sucesso foi de 69%, segundo levantamento do jornal O Globo.
PRA QUEM QUISER OUVIR: Diretor do Cedup, Edumar Ricardo da Silva, declarou guerra aos vereadores de Canoinhas: de orelhudos a ‘casca de banana’ (não serve pra nada e se jogar fora, fede), nas palavras do diretor.