Quarta-feira, 9 de setembro

Professor com familiares em São Mateus do Sul é assassinado no Paraguai

O paranaense Thiago Phillipe de Oliveira Cordel, de 31 anos, foi assassinado na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na noite desta terça-feira, 8. Parte de sua família vive em São Mateus do Sul.

Thiago respondia pela direção da Faculdade de Medicina da Universidad San Sebastian. De acordo com as primeiras informações, o diretor chegava em sua residência localizada a rua Natalício Talavera do bairro General Diaz, ocupando um veículo Honda/ Civic com placas da cidade de Alvorada do Sul (PR), quando foi surpreendido por dois homens que estavam em um outro veículo ainda não identificado que efetuaram vários disparos de pistola calibre 9 milímetros. Mesmo socorrido e encaminhado às pressas a uma clínica particular, Thiago não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Agentes da Divisão de Homicídios da Polícia paraguaia e da seção de Investigação de Delitos, recolheram algumas peças no local do crime e estão investigando o caso. Nenhuma hipótese está descartada.

Thiago tinha familiares em São Mateus do Sul, sendo eles os tios Paulo Sutil, Zezinho da Saúde e sua mãe Marili da Saúde.

 

Defesa Civil registra 116 ocorrências em Canoinhas por causa de temporal

A Defesa Civil de Canoinhas já contabiliza 116 ocorrências desde a madrugada desta terça-feira, 8, decorrentes do temporal que atingiu a região. Destas, 106 se referem a destelhamentos. As outras dez foram provocadas por quedas de árvores. O caso mais grave é de uma casa que foi atingida por uma árvore que destruiu o telhado da garagem, atingiu o carro da família e destelhou a casa. A ocorrência foi na rua 3 de Maio, no acesso à Marcílio Dias. Não há registro de feridos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Canoinhas, Nelson dos Reis, o estoque de lonas da prefeitura já terminou e novos lotes foram encomendados. Famílias carentes estão sendo orientadas a fazer cadastro na Defesa Civil para conseguir placas de eternit.

Em Major Vieira, mais de 30 imóveis ficaram destelhados depois que os ventos atingiram a cidade.

Em Mafra, aproximadamente  25 casas ficaram destelhadas por causa do vendaval que  durou cerca de quatro horas.

O vendaval também atingiu Itaiópolis, porém mais ameno, e durou cerca de 15 minutos nesta madrugada. A Defesa Civil registrou dez destelhamentos e registrou 20 quedas de árvores.

O temporal deixou mais de 3 mil famílias sem energia elétrica só em Canoinhas. A energia elétrica foi restabelecida às 19h em todos os bairros.

 

STF retoma julgamento sobre criminalização do porte de drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar nesta quarta-feira, 9, o julgamento sobre a constitucionalidade da criminalização do porte de drogas. Os ministros discutem se a criminalização, prevista na Lei de Drogas, fere o direito à vida privada. O julgamento será retomado com o voto-vista do ministro Edson Fachin.

O julgamento conta um voto a favor da descriminalização do porte, proferido no dia 20 de agosto pelo relator, ministro Gilmar Mendes. Para Mendes, o porte de entorpecentes não pode receber tratamento criminal, por ofender a vida privada dos cidadãos. Segundo o  ministro, embora a norma trate de maneira distinta usuários e traficantes, na prática a Lei de Drogas, na maioria dos casos de prisão, trata a todos como traficantes. Além disso, ele entende que é preocupante deixar exclusivamente aos policiais a distinção entre os dois casos, sem critérios claros estabelecidos na legislação.

 

Apenas 18% dos vereadores de SC têm ensino superior completo

Uma pesquisa apresentada nesta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) mostra o perfil dos vereadores do estado. O balanço identifica quem são e como atuam os parlamentares em 292 das 295 câmaras municipais catarinenses. Três delas não responderam ao questionário, feito entre 2013 e 2014.

Segundo o balanço, a maioria dos vereadores são homens, 86,4%, com idade entre 41 e 50 anos, 40,1%. Na escolaridade, apenas 18,6% completaram o ensino superior, 26% têm formação até o nivel médio e 13,7% não terminaram o ensino fundamental.

Quase metade dos vereadores, 45%, já tiveram parentes na política.

 

Interdições em 29 unidades prisionais podem agravar superlotação em SC

Com 29 das 48 unidades prisionais do Estado atingidas por interdições judiciais total ou parcial, o sistema prisional catarinense volta a conviver com o risco de agravamento da superlotação a curto prazo em Florianópolis e nas demais regiões. Por enquanto, estão previstos recursos na própria Justiça para reverter as limitações e proibições, pois medidas como a construção de novas cadeias seguem dependendo da vontade de prefeituras para receber as obras.

Rolar para cima